10 NOV | Pensar África | It Takes Two to Tango: a Reativação da Guerra Civil em Angola

O Mestrado e o Doutoramento em Estudos Africanos do ISCTE-IUL irão receber Cláudia Generoso de Almeida (Universidade Complutense de Madrid) para mais um Pensar África intitulado ‘It Takes Two to Tango: a Reativação da Guerra Civil em Angola’. O Evento terá lugar no dia 10 de novembro 2016, às 18h, no Auditório 0NE01 (ISCTE-IUL).

Sobre a conferência

A transição para a democracia em Angola ocorreu no âmbito da implementação do acordo de paz assinado em 1991 para solucionar uma guerra civil que se alastrava desde a independência do país em 1975 e que implicou a realização de primeiras eleições multipartidárias. Porém, o país voltou à guerra após essas eleições, inaugurando-se, assim, um segundo período de conflito armado ainda mais violento que só terminou em 2002.

A partir de um estudo aprofundado da ação dos seus beligerantes – MPLA e UNITA – durante a implementação dos Acordos de Bicesse, discutir-se-ão os resultados desta investigação, nomeadamente o mecanismo que levou à reativação da guerra civil após as primeiras eleições multipartidárias de 1992.

Assembleia Nacional Angolana, Photo by David Stanley / CC BY 2.0

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-IUL (Center for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center of the University Institute of Lisbon (ISCTE-IUL). CEI-IUL aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply