11 MAI | Workshop “A Ciência Política em Debate nos Estudos Africanos”

No dia 11 de Maio, no Auditório Caiano Pereira, entre as 16h e as 20h, o CEI-IUL organiza o workshop “A Ciência Política em Debate nos Estudos Africanos”. O workshop reúne investigadores de diversas áreas e experiências e tem como objectivo discutir o lugar que a Ciência Política tem nos Estudos Africanos. Estão em debate tópicos relevantes e actuais, como o parlamentarismo, a democratização ou o papel de diferentes actores no campo político.

O workshop tem duas sessões, com intervenientes com comunicação e com comentadores. Pretendemos que o workshop seja uma actividade dinâmica e pedimos a cada um dos intervenientes com comunicação que seleccionasse um texto relevante para o tema que trará a debate, que colocaremos à disposição de todos os interessados.

Este workshop vem na sequência de outros organizados em 2015 (“Os Estudos Africanos em debate. Campos de saber e interdisciplinaridade”) e 2016 (“Os activismos em debate nos Estudos Africanos”) pelo CEI-IUL.

Programa

Introdução (16h00-16h15)

Luís Nuno Rodrigues (CEI-IUL) e Ana Maria Belchior (CIES-IUL)

Painel 1 (16h15-17h45)

Moderação e Comentários: Ana Maria Belchior (CIES-IUL) e Filipa Raimundo (ICS-UL e ISCTE-IUL)

O Lugar de África nas Relações Internacionais – Alexandra Magnólia Dias (FCSH-UNL)

Classes Médias Africanas – Kaian Lam (ISCTE-IUL)

Os Transportes Como Espaço Político: O Caso Angolano – Pedro Figueiredo Neto (ICS-UL)

Painel 2 (18h00-19h45)

Moderação e Comentários: Ana Lúcia Sá (CEI-IUL) e Rui Garrido (CEI-IUL)

Parlamentarismo em África – Francisco Graça (ISCTE-IUL)

Mulheres e Democratização em África – Sara Silva (ISCTE-IUL)

Violência Eleitoral na Perspectiva da Democratização em África – Cláudia Almeida (CEI-IUL)

Conclusões (19h45-20h00)

Eduardo Costa Dias (CEI-IUL) e Mojana Vargas (CEI-IUL)

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-Iscte (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-Iscte aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply