15 FEV | Activisms in Docs #13: The Land Between

No próximo dia 15, irá decorrer a 13ª sessão do Activisms in Docs com a exibição do documentário “The Land Between”, que mostra o quotidiano de emigrantes que vivem no norte de África, na expectativa de conseguirem entrar na Europa. Para além do seu dia-a-dia, o filme mostra as questões de violência extrema e o choque que existe com as autoridades.

Após a exibição do documentário, o investigador Francesco Vacchiano (ICS, ULisboa) irá comentar o filme e discutir o tema com os interessados. A iniciativa Activisms in Docs decorre no âmbito do projecto do CEI-IUL, Activisms in Africa.

Como de costume, a sessão decorre no LARGO Café Estúdio, às 18h e a entrada é livre para todo o público.

Sobre o documentário

THE LAND BETWEEN offers an intimate insight into the hidden and desperate lives of Sub-Saharan African migrants living in the mountains of northern Morocco. For most, their dream is to enter Europe by jumping a highly-militarised barrier into Melilla, a Spanish enclave on the African continent.

With unique and unprecedented access, this film documents the everyday life of these migrants trapped in limbo, as well as the extreme violence and constant mistreatment they face from both the Moroccan and Spanish authorities. It also explores many universal questions, including how and why people are prepared to risk everything, including their life, to leave their country, their family and friends, in search of a new and better life.

Sobre o convidado

Francesco Vacchiano é antropólogo e psicólogo clínico e investigador no ICS-UL, com interesses em migrações, antropologia médica e psicológica, processos de construção das fronteiras em Europa (que incluem burocracias e políticas de cidadania e de ‘gestão’ da imigração) e sociedades e instituições do Norte da África (com particular referencia à experiencia social dos jovens). Tem vindo a integrar a investigação e a prática clínica na área da saúde mental e migração (etnopsicologia), desenvolvendo a sua atividade profissional em Itália e em Portugal. Tem efectuado pesquisas em Marrocos, Tunísia e na região do Mediterrâneo sobre alguns dos principais perfis da mobilidade humana contemporânea (‘menores não acompanhados’, refugiados e ‘vítimas de tráfico’) e sobre as políticas e práticas da sua inclusão / exclusão.
Atualmente estuda as expectativas relacionadas à migração e ao ativismo no norte da África.
Tem lecionado em programas de antropologia, psicologia, trabalho social, estudos mediterrânicos e sobre Norte de África em Itália, Espanha, Portugal e Suíça.
É investigador principal do projeto exploratório “Globalmente Sensível: Revolta, Cidadania e Expectativas para o Futuro no Norte da África”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2015-2020) e investigador na iniciativa de investigação-ação “Integra. Entre a biomedicina e as terapias locais”, financiado pelo programa FIAM do Fundo Italiano de Cooperação Internacional (2015-2018).

Apoios: CEI – IUL | Largo Residências

 

‘The Land Between’
documentário | 78′ | 2014
realização | David Fedele

Trailer do filme

 

Foto: Cartaz do Filme

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-Iscte (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-Iscte aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply