15 SET | Activisms in Doc: ‘É Dreda ser Angolano’

Activisms in Doc
15 Set | 18h30
Largo Café Estúdio
‘É dreda ser angolano’
& conversa com Manuel L. D. Santos

Para iniciar o debate sobre a temática a ser desenvolvida durante a I Conferência Internacional Ativismos em África, preparámos um festival de cinema documental que decorrerá no LARGO Café Estúdio nos dias 15 de setembro, 20 de outubro, 17 de novembro, e 15 de dezembro de 2016. As quatro sessões serão seguidas por uma boa dose de conversa com pessoas convidadas – realizadores, ativistas, e investigadores.

O documentário escolhido para abrir esta mostra foi realizado há 12 anos, mas continua muito atual. Um dia passado na Luanda pós-guerra, a circular de candongueiro pela cidade, a ouvir uma rádio “Feita por gente, com gente e para toda a gente”… Com participações dos Ngonguenha, Mck, Shunnoz, Sbem, Fridolim, Turbantu, Afro e Laranja, entre muitos.

É Dreda Ser Angolano

Contam os realizadores (Fazuma):

Tudo começou com o disco ‘Ngonguenhação’ do Conjunto Ngonguenha. Chegou a Fazuma um CD vindo da Matarroa. Escutámos ele e começámos a ver Luanda, a abanar as ancas com os bitis, a mandar gargalhada com as histórinhas e, de vez em quando, levando aquele murro no estômago. Logo no momento sentimos que era dos melhores discos que já tínhamos ouvido e que, mais do que boa música, era um documento que retratava Angola. E Angola precisa de ser retratada e mostrada ao mundo. Toda a malta a quem mostrámos o disco gostou muito, mas todos diziam não perceber tudo o que era retratado. Novo desafio: ‘Vamos ilustrá-lo com um video…’ Pedimos uma câmara emprestada e filmámos tudo o que coubesse em 12 cassetes que comprámos em promoção. Filma aqui, filma ali. De repente tínhamos tanto material que pensámos em arriscar um mambo tipo documentário. Editámos tudinho num portátil que queimou no final, escrevemos essa histórinha e está aí. Sem apoio nem tripé!

A seguir ao documentário houve conversa com Manuel L. D. Santos sobre ativismos em Angola e sobre outros assuntos que surgiram após a visualização do doc.

É Dreda Ser Angolano (mambo tipo documentário)
65m – Fazuma
m/6
o doc será exibido em português

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Magda Bialoborska

Research Assistant at CEI-IUL. Ph.D Candidate in African Studies (ISCTE-IUL), M.A. in African Studies (ISCTE-IUL); Undergraduate studies in Cultural Ethnology and Anthropology (Warsaw University). Cultural producer, specialised in music and dance.

Leave a Reply