2017, tão português como sul-americano

Com o lema “Passado e presente”, Lisboa iniciou o ano de 2017 na sua condição de Capital Ibero-Americana da Cultura e, com a celebração do centenário das aparições de Fátima, já se adivinhava que este seria um dos anos mais latino-americanos de Portugal. Desta vez seriam as costas europeias a receber as caravelas conduzidas pelos latino-americanos e os padrões por estes levantados. O que não se previa era o forte cunho sul-americano.

Na última década aumentaram as viagens e os encontros entre autoridades da América Latina e de Portugal, mas as de maior relevância são as visitas oficiais dos presidentes e primeiros-ministros, porque além do valor simbólico da representação implicam compromissos formais, em especial quando estabelecem alianças políticas e normas para os intercâmbios e a cooperação.

A 20 de junho próximo, com a presença do presidente colombiano Juan Manuel Santos, serão já três os presidentes sul-americanos que realizam uma visita oficial a Portugal antes do fim do primeiro semestre. Efetivamente, em março foi a visita oficial da presidente do Chile, Michelle Bachelet, em maio a visita de Horacio Cartes, a primeira visita oficial realizada por um presidente do Paraguai e, em junho, o presidente da Colômbia. Uma grande incursão em língua castelhana com sotaque sul-americano se acrescentarmos o Papa Francisco, o argentino que peregrinou a Fátima.

A intensa incursão portuguesa não é menos extraordinária. O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa afirmou no início do seu mandato, como linha política incontestada, que “o Estado e a sociedade portugueses têm um interesse comum pela América Latina” que não é “retórico nem do passado, mas sim tangível e focado no futuro”, pouco depois, em outubro de 2016, realizou uma visita oficial a Cuba e anunciou a sua visita ao México em 2017. Pelo seu lado, António Costa, antigo conhecido da América Latina como presidente da Câmara Municipal de Lisboa, desta vez na condição de primeiro-ministro, levou a cabo três visitas estratégicas no Cone Sul, após visitar o Brasil acompanhando o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, prosseguiu para a Argentina e para o Chile. Ao mesmo tempo, a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros visitou a Colômbia e o Peru.

Leia o artigo completo no site do jornal Diário de Notícias.

Presidente Marcelo Rebelo de Sousa no encontro com a Comunidade Portuguesa em São Paulo, Brasil. Photo by Presidência da República Portuguesa / Public domain

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Luis Fretes Carreras

Associate researcher at CEI-IUL. Guest Auxiliary Professor at ISCTE-IUL. Former Ambassador of Paraguay to Portugal. Research interests: IR, democracy and transitions, latin-american studies.

Leave a Reply