22 NOV | Pensar África – Dia da Consciência Negra: a herança do passado, o caminho do presente

O Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL, em colaboração com o Mestrado e o Doutoramento em Estudos Africanos, organiza uma mesa-redonda sob a égide do Pensar África. A mesa-redonda incidirá sobre o Dia da Consciência Negra: a herança do passado, o caminho do presente. O evento terá lugar no dia 22 de Novembro a partir das 16h00, no Auditório B1.04.

A mesa-redonda contará com a participação de Ana Lúcia Sá, Michel Cahen, Mojana vargas, Joacine Moreira, e Cristina Roldão.

Sobre o tema da mesa-redonda:

Criado em 2003, mas oficialmente instituído em novembro de 2011 no Brasil, o Dia Nacional da Consciência Negra tornou-se uma ocasião para refletir sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e não só. Historicamente, a diáspora africana fez com que esse processo de consciencialização não só aludisse aos afrodescendentes que habitam o Brasil, mas também aos que habitam o território português, levando ao aparecimento de debates ao redor desse assunto e que abarcam temáticas tais como direitos políticos e sociais, racismo, desigualdade, entre outros.

Na sequência desta importante data, a mesa-redonda Dia da Consciência negra: herança e caminho contará com quatro oradores, entre ativistas e investigadores, que debaterão o seu significado sob diversas lentes.

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-Iscte (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-Iscte aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply