26 OUT | Pensar África: Implicações étnicas, práticas pedagógicas na educação infantil em Mato Grosso do Sul (Brasil)

Hoje terá lugar mais uma sessão do ciclo Pensar África, pelas 18h no Auditório B1.03 (Edifício II, ISCTE-IUL). O orador convidado, Christian Muleka Mwewa, irá abordar as implicações étnicas e pedagógicas na educação infantil numa das províncias de Mato Grosso do Sul (Brasil).

Sobre o seminário:

A sociedade brasileira é constituída por diferentes grupos étnico-raciais que a caracterizam, em termos culturais, como uma das mais ricas do mundo. Entretanto, a história dos sujeitos pertencentes a alguns desses grupos, negros e indígenas, por exemplo, é marcada por desigualdades e discriminações que impedem, em certa medida, o acesso aos bens culturais produzidos pela e na sociedade como um todo. O embate étnico, no Brasil, se localiza mais fortemente entre as populações oriundas do continente europeu e africano. Ou seja, este conflito camufladamente declarado pode ser entendido como um dos resquícios do período escravocrata.

Assim, pretendemos tensionar as disposições legais, os estudos que tematizam as relações étnicas e as concepções étnicas influenciadoras da prática pedagógica de cinco professoras da Rede Municipal de Três Lagoas-MS (Brasil). As concepções presentes nesses documentos são materializadas nas entrevistas (geração de dados) com as cinco professoras. As nossas análises transitam nos estudos que abordam as questões étnicas na educação infantil.

Foi possível identificar um déficit formativo refletido nas falas e concepções das entrevistadas quanto às questões étnico-raciais que limita suas práticas pedagógicas junto às crianças no contexto educativo. Aqui, na melhor das hipóteses, reside a originalidade da presente pesquisa, qual seja, evidenciar a inércia da temática no contexto da Educação Infantil no Brasil.

Sobre o orador convidado:

Christian Muleka Mwewa é professor na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Está neste momento em Lisboa como investigador convidado no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

O evento será emitido em directo através da plataforma RECAD do ISCTE-IUL.

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-Iscte (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-Iscte aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply