28 e 29 SET | Seminário Internacional “Respostas Institucionais ao C/MGF”

O Corte/Mutilação Genital Feminina (C/MGF) é, hoje em dia, uma realidade na Europa, onde se estima que mais de 500 mil mulheres tenham sido já diretamente afetadas, e onde cerca de 180 mil estão em risco todos os anos. Em todo o mundo, as últimas estimativas indicam-nos cerca de 200 milhões de mulheres afetadas, sendo que em Portugal os números apontam para mais de 6 000 mulheres e raparigas submetidas ao C/MGF e indicam que muitas meninas permanecem em risco. O facto de se tratar de uma prática conotada com as comunidades migrantes coloca vários desafios de resposta institucional – ainda mais tendo sido a prática criminalizada em 2015 em Portugal.

É perante esta realidade que nos dias 28 e 29 de Setembro de 2017 decorrerá em Lisboa, no ISCTE-IUL, o Seminário Internacional “Respostas Institucionais ao C/MGF”. Este Seminário insere-se no Projeto Académico Multissetorial para Prevenir e Combater a Mutilação Genital Feminina, co-financiado pela União Europeia (JUST/2014/RDAP/AG/HARM/7937) e do qual o CEI-IUL faz parte. Será o terceiro Seminário deste projeto: o primeiro teve lugar em Madrid em Fevereiro de 2017 e o segundo decorreu em Bruxelas em Junho de 2017.

Neste Seminário contaremos com a presença dos parceiros do ISCTE-IUL neste projeto – a Universidade Rey Juan Carlos de Madrid, a Vrij Universiteit de Bruxelas, a Universidad Roma Tre e a Fundación Wassu, parte de um projeto transnacional que junta a ONG Wassu Kafo na Gâmbia e a Universidade Autónoma de Barcelona. Juntamente com especialistas convidados provenientes da Guiné Bissau, Senegal, Guiné Conakry e Mauritânia, bem como outros especialistas europeus com elevada experiência nesta aérea, iremos, durante dois dias, abordar a complexidade inerente das respostas à C/MGF. O nosso objetivo é o de articular os contributos dos nossos convidados com a troca de experiências entre eles e os participantes, promovendo uma reflexão sobre as respostas institucionais nos vários contextos e um debate que reflita a realidade do C/MGF.

No cartaz aqui em baixo pode encontrar o programa do Seminário, o qual também pode ser consultado no nosso website. A entrada é livre mas é obrigatório o registo através deste formulário.

Qualquer dúvida ou questão poderá ser encaminhada para o email oficial do evento: mapfgmpt.cei@iscte.pt.

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-Iscte (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-Iscte aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply