31 MAR | Ciclo Islão em Debate: A Integração das Comunidades Muçulmanas em Portugal

O CEI-IUL organizará no próximo dia 31 de março a segunda conferência do ciclo “Islão em Debate”. A mesa-redonda, intitulada “A Integração das Comunidades Muçulmanas em Portugal“ e que terá início pelas 18 horas, no Auditório B2.04 (Edifício II, ISCTE-IUL) conta com a moderação de Faranaz Keshavjee (CEI-IUL) e com a participação de Manuel João Ramos (CEI-IUL), José Mapril (CRIA/FCSH-UNL), Maria Eugénia Cavalheiro Coelho (Câmara Municipal de Loures) e Azzam e Kais (Estudantes da Plataforma Global de Apoio a Estudantes Sírios). A entrada é livre. Haverá transmissão live streaming para quem não puder comparecer.

Sobre a conferência

Uma das formas mais importantes de compreender e debater o Islão é abordar a pluralidade e diversidade das suas comunidades religiosas e étnicas. A ideia mais difundida no discurso comum é a de que os muçulmanos têm um problema de integração na Europa. Portugal parece caracterizar-se por uma excepcional diferença de integração das suas comunidades muçulmanas por contraste ao resto da Europa. Nesta mesa redonda vamos ouvir académicos, estudantes, e representantes da sociedade civil e conhecer melhor a integração das comunidades e sujeitos que compõem o mosaico social islâmico português.

Pro-immigration protestant. Photo by Alisdare Hickson / CC BY-SA 2.0

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-Iscte (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-Iscte aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply