6 DEZ | Pensar África: Pluralismo Jurídico em Moçambique

O Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL organiza, no próximo dia 6 de Dezembro, mais um Pensar África. O evento contará com a presença da investigadora do CEI-IUL Marta Patrício, e debruçar-se-á sobre o Pluralismo Jurídico em Moçambique, temática a que dedicou o seu doutoramento.

O evento terá lugar às 18:00 no Auditório Mário Murteira (Edifício Sedas Nunes, ISCTE-IUL).

Sobre a conferencista

Marta Patrício é licenciada em Ciência Política e Relações Internacionais (2007) pela FCSH – Universidade Nova de Lisboa; mestre em Estudos Africanos (2010) e doutora em Estudos Africanos (2017) ambos pelo ISCTE-IUL.

Entre 2010 e 2012 foi bolseira de investigação no Centro de Estudos Africanos do ISCTE-IUL no âmbito do projecto “Identidades e Fronteiras em África”, através do qual se dedicou ao estudo das populações ndau que residem na fronteira Moçambique-Zimbabué.

Entre 2012 e 2016 foi bolseira de Doutoramento FCT em Estudos Africanos no Centro de Estudos Internacionais (CEI-IUL), onde desenvolveu uma tese sobre as dinâmicas do pluralismo jurídico no distrito moçambicano de Mossurize. A sua investigação centra-se nos processos de construção do Estado e nas relações Estado-Sociedade na África Sub-Sahariana no período pós-colonial, nomeadamente em Moçambique. Realiza trabalho de campo em Moçambique e detém conhecimentos de uma das línguas deste país: o ciNdau.

Membro do projecto AfrikPlay | Filmes à Conversa. Desde Setembro de 2016 que é bolseira pós-doc no projecto «Multi sectorial Academic Programme to prevent and combat Female Genital Mutilation (FGM/C)» co-financiado pela Comissão Europeia (JUST/2014/RDAP/AG/HARM/7937).

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-Iscte (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-Iscte aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply