7 DEZ | Workshop – Produção e Reprodução da Diferença social: Contextos

Nesta quarta-feira, dia 7 de dezembro, o CEI-IUL irá promover o evento “Produção e reprodução da diferença social: contextos.” Estruturado na forma de workshop, trata-se de um espaço dedicado à reflexão sobre os processos de produção e reprodução das distinções que são parte de todos os agrupamentos humanos, servindo como elementos de organização e delimitação das funções de cada indivíduo no grupo. A partir de contextos regionais e sociais específicos, serão abordados alguns dos elementos fundamentais de estratificação social em cada um desses espaços. O evento terá lugar às 16 horas no Auditório C1.03 (Edifício 2, ISCTE-IUL).

Sobre o workshop

Este workshop inscreve-se num processo de discussão que se tem desenvolvido desde a realização, em fevereiro de 2014, do encontro “Comparar: fronteiras disciplinares, opções interdisciplinares”, organizado em conjunto pelo Programa de Doutoramento em Estudos Africanos (ISCTE-IUL) e pelo Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Na ocasião, o workshop propôs-se discutir como a comparação, enquanto ferramenta metodológica, possibilita a transposição das fronteiras existentes entre diferentes campos do saber, particularmente, nos Estudos Africanos.

Em abril de 2015, uma nova discussão sobre a contribuição das diferentes disciplinas para a área teve lugar no workshop “Os Estudos Africanos em Debate. Campos de saber e interdisciplinaridade,” no qual foram debatidos os aportes teóricos vindos da Antropologia, da Ciência Política e das Relações Internacionais para os Estudos Africanos. O encontro mais recente aconteceu em maio de 2016, com o workshop “Os ativismos em debate nos Estudos Africanos”. Sob o impulso da Conferência Internacional Ativismos em África – que será realizada de 11 a 13 de janeiro de 2017, no ISCTE-IUL – discutiram-se as mobilizações sociais em torno de pautas como os direitos civis, das mulheres, das minorias sexuais, a proteção do meio-ambiente e dos direitos humanos e o seu estabelecimento como um novo conjunto temático em crescimento nesse campo de estudos.

Estando inscrito nessa linha de continuidade, este workshop também traz uma importante diferença em relação às atividades realizadas pelo CEI-IUL em 2016. Retomando uma característica marcante na área de Estudos Africanos – a interdisciplinaridade – o workshop “Produção e reprodução da diferença social: contextos” foi construído em conjunto entre o CEI-IUL, o CRIA (FCSH-Nova; ISCTE-IUL; U.Coimbra e UMinho) e o CIES-IUL, além do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa e da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (Brasil).

Sobre os participantes

A colaboração entre investigadores de diferentes centros de pesquisa do ISCTE-IUL e de instituições parceiras em Portugal e no Brasil estimula aquilo que deveria ser parte habitual do quotidiano académico, o diálogo intra e interinstitucional e a sinergia entre os diferentes campos do conhecimento.

Farão parte da mesa os investigadores Renisia Felice (FE/UnB-Brasil), Rui Mateus Pereira (IHC/FCSH-Nova ), Rosa Maria Perez (CRIA/ISCTE-IUL), Eduardo Costa Dias (CEI-IUL), Francisco Freire (CRIA/FCSH-Nova), Luís Capucha (CIES-IUL), e Renato do Carmo (CIES-IUL).

 Mathare Valley slum, Nairobi, Kenya, Photo by Claudio Allia / CC BY-SA 3.0

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Mojana Vargas

Research Assistant at CEI-IUL. Ph.D. Candidate in African Studies (ISCTE-IUL); M.A. in International Relations (2009, UNESP/UNICAMP/PUC-SP, Brazil); Undergraduate studies in History (2005, São Paulo University, Brazil).

Leave a Reply