7 JUN | Mesa-redonda Pensar África

No dia 7 de junho, a sessão do Pensar África será sob o formato de mesa-redonda, com Carolina Cravo e Ana Paula Pinto, que trazem duas comunicações distintas. No auditório Paquete de Oliveira (0NE01), pelas 17h30. A entrada é livre.

A comunicação de Carolina Cravo será mais focada na questão antropológica dos fenómenos de alegado transe e possessão, observados em jovens estudantes em São Tomé e Príncipe em 2010; a segunda mais focada num projecto implementado em centros de aprendizagem que visa melhorar a qualidade da educação escolar primária no Malawi.

Carolina Cravo | InPulsar – Associação para o Desenvolvimento Comunitário
Tradução de fenómenos: entre a saúde mental e a antropologia. Estudo de caso nas escolas de Guadalupe e Patrice Lumumba em São Tomé e Príncipe

O estudo incide sobre as diferentes leituras dos fenómenos, de alegado transe e possessão, observados em jovens estudantes das escolas de Guadalupe e Patrice Lumumba em São Tomé e Príncipe em 2010. O foco da análise situa-se entre o jogo de interpretações e as intervenções levadas a cabo, com vista à gestão da situação e a garantir a retoma do funcionamento normal das escolas. A recolha de dados efetuou-se em São Tomé e Príncipe e Portugal. Assistiu-se a uma diversidade de interpretações, que oscilaram sobretudo entre a biomedicina, saúde mental e aspetos específicos culturais locais. A intervenção por parte dos técnicos de saúde foi a oficialmente implementada, tendo presidido todo o processo. A ausência de programa de saúde mental em STP e a fragilidade das respostas disponíveis neste campo concorreram para algum questionamento desta hegemonia. A reflexão sobre estas situações poderá constituir-se como uma ótima oportunidade para compreender a necessidade do desenvolvimento de competências culturais em saúde e adoção de interpretações particulares, localmente situadas.

Sobre a oradora:

Carolina Cravo, é licenciada em Psicologia Social e das Organizações pelo ISPA, com Mestrado em Desenvolvimento e Saúde Global pelo ISCTE e Pós-Graduação em Gestão do Desenvolvimento Local . Trabalha desde 2007 no terceiro setor, tendo já exercido atividades em organizações como AMI, FGS, EAPN Portugal. Durante 5 anos dedicou-se ao setor da Cooperação para o Desenvolvimento em contextos como São Tomé e Príncipe e Moçambique, tendo depois abraçado desafios no âmbito da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global, em Portugal. Atualmente pertence à associção InPulsar- Associação para o Desenvolvimento Comunitário.

Ana Paula Pinto | Centro de Estudos Internacionais, ISCTE-IUL
Os Centros de Aprendizagem do projecto “Unlocking Talent” nas escolas do ensino primário do Malawi.

As escolas primárias do Malawi enfrentam vários e enormes desafios sendo o mais grave a escassez de salas de aula, resultando em enorme superlotação. Centenas de crianças não recebem uma educação digna e de qualidade. Muitas delas passam pelo ensino primário sentadas no chão e debaixo de uma árvore. Isto reflecte-se em elevadas taxas de abandono e baixas taxas de conclusão do ensino primário, particularmente entre as raparigas. O projecto “Unlocking Talent”, através dos centros de aprendizagem (Learning Centre), visa melhorar a qualidade da educação escolar primária no Malawi. Tendo como objectivo principal melhorar a numeracia e a literacia entre as primeiras e segundas classes do ensino primário. Contudo grupos marginalizados dos distritos, professores primários em serviço, alunos e professores das escolas de formação de professores primários (TTC – Teacher Training College), jovens fora da escola e outros membros da comunidade beneficiam do directa ou indirectamente do projecto/centro de aprendizagem. Os Centros de Aprendizagem – chamados ‘oneclass’ – são uma sala de aula renovada ou uma nova sala de aula construída de forma sustentável e design ambientalmente sensível, de apoio á uma aprendizagem personalizada para cada criança, ou seja, as crianças trabalham sozinhas e em seu próprio ritmo, com mínima supervisão do professor/adulto e no seu próprio idioma, através do uso de iPads/tablets numa escola primária. Os iPads/tablets são alimentados por painéis solares e são restritos a aplicativos educacionais desenvolvidos pela organização Onebillion seguindo o currículo nacional. Pretende-se, com esta participação no seminário “Pensar África”, dar a conhecer o projecto “Unlocking Talent” e os seus centros de aprendizagem no Malawi.

Sobre a oradora:

Ana Paula Santos Pinto é doutorada em Estudos Africanos pelo ISCTE-IUL, com a tese “Evolução e caraterização do ensino técnico e profissional em Moçambique: expetativas e perceções”. É professora dos 2º/3º Ciclos, do Ensino Secundário, Ensino Técnico – Profissional e Universitário em Portugal  e na Guiné-Bissau e Moçambique, voluntária pela V.S.O. (Voluntary Service Overseas – ONG Inglesa). Licenciada em Economia, Mestre em Espaço Lusófono: Lusofonia e Relações Internacionais.  Formadora de professores de Matemática em toda a região de OIO (Guiné-Bissau) pelo “Oio In – Service Teacher Trainning Programme” e de professores contratados da Especialidade de Contabilidade na EICP (Escola Industrial e Comercial de Pemba) – Moçambique.

Moderação:  Antónia Barreto (Instituto Politécnico de Leiria – IPL e CEI-IUL)

Photo by dlang8| CC0

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CEI IUL

CEI-IUL (Center for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center of the University Institute of Lisbon (ISCTE-IUL). CEI-IUL aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

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