A actualidade internacional no programa “Olhar o Mundo”

Ana Isabel Xavier, investigadora do Centro de Estudos Internacionais (CEI-IUL), foi convidada do programa “Olhar o Mundo”, na RTP 3, para comentar o resultado das eleições em Angola, que deram a vitória ao MPLA e a João Lourenço, e o atentado reivindicado pelo autoproclamado Estado Islâmico em Barcelona, que vitimou 16 pessoas, entre as quais duas portuguesas.

Para a investigadora, “é preciso recordar que Angola é uma democracia ainda recente” e que “só em 1992 se realizaram as primeiras eleições multipartidárias”, sendo que estas são as primeiras que não contam com José Eduardo dos Santos como um dos candidatos. O ex-presidente angolano abdicou do cargo ao fim de quase quatro décadas. Ana Isabel Xavier afirma que há potencial no resultado das eleições presidenciais, nomeadamente na “consolidação da democracia e no fomento da economia”.

Relativamente ao ataque terrorista que aconteceu em Barcelona no passado dia 17 de Agosto, Ana Isabel Xavier falou sobre o referendo pela independência da Catalunha, que irá decorrer no próximo dia 1 de Outubro e que foi considerado inconstitucional pelo governo de Mariano Rajoy. A investigadora do CEI-IUL relembra que é importante seguir e avaliar o resultado destas eleições e que o atentado do Daesh veio destacar a “falta de articulação” entre os governos central e da Catalunha.

Assista na íntegra ao comentário da investigadora do CEI-IUL no site da RTP 3.

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Ana Isabel Xavier

Researcher at CEI-IUL. PhD in International Relations (Coimbra University), post-graduation in Human Rights and Democratisation (Coimbra University), Master degree in Sociology (Coimbra University), Undergraduate degree in International Relations (Coimbra University). Research interests: European Union, Security and Defence, Human Security, Human Rights and Globalization

Leave a Reply