Água: quando falta o mais precioso líquido…

Enquanto para muitos, porque é isso que lhes faz mover a economia e os bolsos de alguns, o petróleo é o produto – depois dos diamantes – mais preciso que um país pode explorar, para uma larguíssima maioria – na realidade, para todos, – o mais precioso produto explorável e defendível, denomina-se água: seja a doce ou potável, seja a do mar.

Há zonas na Terra onde água potável – e é desta que hoje escrevo – é tão carente que a sua falta, só por si, dá direito a inúmeros conflitos sociais, económicos e, principalmente, diplomáticos e militares.

Recordemos, por exemplo, a zona do Médio Oriente (Israel-Palestina,-Jordânia com o Rio Jordão, ou o complexo Tigre-Eufrates e como barragens podem criar tensões entre Iraque e vizinhos) ou em África, com as barragens no Nilo (lembremos, por exemplo a que está a ser construída no Nilo azul – o maior fornecedor de água ao Nilo – pela Etiópia, a barragem Renascença, e que chegou a provocar uma batalha diplomática com o Egipto, com ameaças de guerra pelo então presidente egípcio Morsi por eventual falta de água no Nilo; situação parece ter atenuada com o actual presidente egípcio al-Sisi)

Ou quando países decidem fazer trasvazes de rios, que trespassem pelas suas terras, sem respeito pelos países limítrofes que serão os fiéis depositários das respectivas fozes.

No imediato, recordo, o que Espanha tem feito ao transferir águas dos rios internacionais que desaguam em Portugal, para alimentar os seus rios menos caudalosos e que suportam a sua agricultura intensiva. Muitas vezes os principais rios internacionais espano-portugueses chegam a Portugal com deficiente caudal, com as consequências que se compreendem. O que vale é que os Portugueses são compreensivos e aceitam tudo…

Ora o 22 de Março, é conhecido pelo Dia Mundial da Água e foi implementado pela Assembleia Geral da ONU, pela resolução A/RES/47/193 de 21 de Fevereiro de 1993.

Continuar a ler o artigo na plataforma Vivências Press News.

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Eugénio Costa Almeida

Researcher at CEI-IUL. Researcher at CINAMIL. PhD in Social Sciences, specialisation in IR and M.A. in IR (ISCSP-UTL). Currently: Post-Doc at Univ. Agostinho Neto (Luanda).

Leave a Reply