América Latina

Ficou claro que a frente atlântica sul-americana optou por estratégias económicas mais isolacionistas, fruto da protecção à própria indústria, da dimensão do mercado ou de graves crises.

Durante muito tempo, os países da América Latina, com as naturais excepções do Brasil e da Venezuela, foram praticamente ignorados pelos portugueses. Antes do 25 de Abril, a política externa nacional assentava, sobretudo, na questão colonial e no alinhamento crítico com os Estados Unidos. Com a democratização, os diferentes governos centraram a sua acção em três eixos: integração europeia, cooperação transatlântica e reinvenção da relação com as antigas colónias. A União Europeia, a NATO e a CPLP acabam por ser o expoente institucional destas prioridades. A América Latina, pela distância, pelo menor grau de desenvolvimento e pela enorme influência que Espanha mantém na região nunca foi, assim, uma prioridade.

A globalização e a integração da região nas grandes rotas comerciais tornou evidente que a proximidade linguística e cultural do espaço latino-americano não tem um correspondente político e económico. Por um lado, o grande projecto de integração regional, o Mercosul, nunca conseguiu alcançar os propósitos inicialmente estabelecidos, como ficou visível com a sua instrumentalização política em função dos alinhamentos ideológicos de cada momento. Por outro lado, novos modelos regionais emergiram, deixando a nu a coexistência de diferentes paradigmas económicos e comerciais.

 

Leia o artigo completo no site do jornal ECO.

O governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin e o ministro português dos Negócios Estrangeiros Augusto Santos Silva. Photo by Diogo Moreira / CC BY 2.0

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Filipe Vasconcelos Romão

Associate Researcher at CEI-IUL. PhD in IR (Univ. Coimbra). Advanced Studies Diploma in International Politics and Conflict Resolution (Univ. Coimbra). Guest Professor at ISCTE-IUL. Professor at UAL. President of the Portugal - South Atlantic Commerce Chamber.

Leave a Reply