Ana Isabel Xavier em Olhar o Mundo

Ana Isabel Xavier, investigadora do Centro de Estudos Internacionais (CEI-IUL), foi convidada do programa “Olhar o Mundo”, na RTP 3, para comentar a 5ª Cimeira Europa-África, que reuniu mais de 80 chefes de Estado e Governo e teve o seu foco no investimento da juventude, e o genocídio que tem afectado os rohingya.

A investigadora do CEI-IUL enalteceu o facto de esta Cimeira não se ter focado apenas no follow-up do evento anterior, mas sim na criação de metas credíveis e actuais, tendo em vista a melhoria das relações entre os dois continentes. Os dois pontos principais foram o balanço da estratégia adoptada na última década e o reforço dos laços políticos e económicos entre os países europeus e os países africanos.

Relativamente à crise humanitária e migratória que tem afectado o povo rohingya (de minoria muçulmana), Ana Isabel Xavier realçou que esta questão “não pode ser vista a preto e branco” e que a mediatização dos meios de comunicação ocidentais nem sempre ajuda à resolução do problema, não esquecendo que a China – enquanto membro permanente do Conselho de Segurança da ONU – já demonstrou várias vezes o seu apoio à Birmânia (país que não reconhece os rohingya como grupo étnico do país), o que pode vir a dificultar as negociações pela paz.

Oiça o comentário da investigadora do CEI-IUL na íntegra no site da RTP Play.

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Ana Isabel Xavier

Collaborator at CEI. PhD in International Relations (Coimbra University), post-graduation in Human Rights and Democratisation (Coimbra University), Master degree in Sociology (Coimbra University), Undergraduate degree in International Relations (Coimbra University). Research interests: European Union, Security & Defence, Human Security, Human Rights & Globalization

Leave a Reply