António Guterres eleito secretário-geral das Nações Unidas

O português António Guterres foi eleito Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas. De acordo com o Diário de Notícias, esta foi a sexta votação para o referido cargo e a primeira em que o antigo primeiro-ministro enfrentou a candidata bulgara Kristalina Georgieva. Na próxima quinta-feira, no que se crê ser uma mera formalidade, realizar-se-á a última votação, para que o nome de Guterres possa ser proposto pelo Conselho de Segurança à Assembleia Geral. O Diário de Notícias refere ainda que o candidato português recebeu 15 votos positivos e 2 neutros, o que significa que nenhum dos membros permanentes do Conselho de Segurança terá exercido o seu direito de veto contra a candidatura de António Guterres.

De acordo com a agência Reuters, citada pelo Jornal de Negócios, na votação de quinta-feira bastará que o Conselho de Segurança “adopte uma resolução favorável a Guterres, em que pelo menos nove dos 15 membros (cinco permanentes e 10 rotativos) votem a favor do português e sem que nenhum dos países com direito de veto exerça esse poder”.

Citado pelo The New York Times, o embaixador da Rússia na ONU, Vitaly Churkin declarou que após a sexta votação tinha finalmente emergido um “favorito claro e o seu nome é António Guterres”. Amanhã de manhã, acrescentou ainda o embaixador, decorrerá a votação formal que “esperamos possa ser feita por aclamação”. O vídeo do anúncio feito por Churkin encontra-se disponível no site das Nações Unidas.

António Guterres também já reagiu aos eventos desta quarta-feira:

 

U.S. Mission Photo by Eric Bridiers

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Luís Nuno Rodrigues

Director and researcher at CEI-IUL. Associate Professor at ISCTE-IUL. Editor of the Portuguese Journal of Social Science. Ph.D in American History (University of Wisconsin). Visiting professor at Brown University.

Leave a Reply