CEI-IUL no “Ciência 2017”

Arranca esta segunda-feira, 3 de julho, a iniciativa “Ciência 2017”. Com cerca de 3.000 participantes é a maior e mais diversificada reunião de cientistas, investigadores e técnicos de diferentes disciplinas e instituições que se realiza em Portugal.

O Encontro Nacional com a Ciência e a Tecnologia“Ciência 2017”, reúne no Centro de Congressos de Lisboa (FIL da Junqueira), de 3 a 5 de Julhomais de 3000 investigadores de todas as áreas, técnicos, empresários, gestores e técnicos da administração pública e instituições culturais, professores e estudantes de todo o sistema de ensino público e privado, bem como cidadãos, cientistas e estrangeiros.

A Índia é, pela primeira vez neste tipo de encontros, o país convidado, pontificando em Lisboa com uma vasta delegação de cientistas e técnicos.

O CEI-IUL está a participar no “Ciência 2017” com a apresentação de 2 projectos:

AMITIE CODE

  • O AMITIE CODE (Capitalizing On Development) é um projecto de educação para o desenvolvimento, envolvendo 6 países europeus (Alemanha, Itália, Letónia, Portugal, Espanha e França), 2 regiões (Emília-Romanha e Andaluzia) e 8 cidades (Bolonha, Hamburgo, Régio da Emília, Riga, Loures, Lisboa, Toulouse e Sevilha). Os objectivos do projeto AMITIE CODE são a mobilização de um maior apoio dos cidadãos para relações mais equitativas entre países desenvolvidos e em desenvolvimento, através da promoção de acções de visibilidade, e afinar as políticas através da formação, da cooperação e da educação.

Programa Académico Multisectorial para o combate e prevenção ao Corte/Mutilação Genital Feminina (C/MGF)

  • O Projeto MAP-FGM tem o objectivo de promover a sensibilização, conhecimentos e competências dos futuros profissionais (desde a área da saúde à comunicação) em contacto com as possíveis vítimas do Corte/Mutilação Genital Feminina (C/MGF).

Irão também apresentar comunicações três investigadores do CEI-IUL:

Filipe Nobre Faria

  • A Ciência Biopolítica e a Teoria Evolutiva das Relações Internacionais

Timea Pal

  • As relações internacionais do investimento de Portugal com Angola, Brasil, China e Índia: Legados Coloniais, Risco Político e Investimento Directo Estrangeiro (IDE)

Joana Roque de Pinho

  • Fotos di mudansa: Investigação colaborativa com agricultores do sul da Guiné-Bissau

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-Iscte (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-Iscte aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply