Colômbia, Paz e Justiça

Colômbia é diversidade de cores na natureza, aromas suaves nas suas cidades e intensas emoções onde os seus habitantes conjugam dor com alegria. Unifica grandes contrastes: riqueza com pobreza, unidade e diversidade, crime e legalidade, força e fragilidade. Ali, a guerra pelos pobres associa terrorismo com narcotráfico e mantém feridas abertas em povos que sonham com paz e prosperidade.

Batizada como “Nepal da América”, pelo seu isolamento, tem uma privilegiada posição geoestratégica de montanhas, planícies, vales e costa com extraordinária diversidade de flora e fauna e imensos recursos naturais de petróleo e minerais. Com Canadá, EUA e México, pertence ao clube dos quatro grandes países do mundo com acesso a dois oceanos: Atlântico e Pacífico. A sua costa no mar das Caraíbas amplia os seus vínculos com Europa, África, América Central e do Norte. O seu território estende-se na América do Sul até à zona Andina, o Orinoco e a Amazónia. Pela sua localização geográfica, a Colômbia influencia na estabilidade política, na segurança e no desenvolvimento económico de todo o continente.

Ler mais no Diário de Notícias

Bogotá, Colombia, Photo by Pedro Szekely / CC BY-SA 2.0

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Luis Fretes Carreras

Associate researcher at CEI-IUL. Guest Auxiliary Professor at ISCTE-IUL. Former Ambassador of Paraguay to Portugal. Research interests: IR, democracy and transitions, latin-american studies.

Leave a Reply