Comentário de Ana Isabel Xavier no programa “Visão Global”

Ana Isabel Xavier, investigadora do CEI-IUL, foi convidada do programa “Visão Global” da Antena 1 para comentar a polémica que envolve Donald Trump, a mudança da embaixada dos Estados Unidos da América (EUA) de Telavive para Jerusalém e o reconhecimento da última como capital de Israel.

Para a investigadora do CEI-IUL, a curto prazo é esperada uma “escalada de violência na região”, principalmente depois do presidente da Autoridade Palestiniana ter apelado a uma “ira de três dias”. A médio e longo prazo, Xavier acredita que vão haver consequências para o processo de resolução do conflito entre Israel e Palestina – que já dura há quase 70 anos -, uma vez que Jerusalém “é ma zona não negociável”, sendo o berço de três religiões: judaica, cristã e muçulmana.

Oiça o comentário da investigadora do CEI-IUL entre os minutos 5:40 e 11:12, no site da RTP Play.

Dome of the Rock, Jerusalem. Photo by Dan / CC BY-SA 2.0

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Ana Isabel Xavier

Researcher at CEI-IUL. PhD in International Relations (Coimbra University), post-graduation in Human Rights and Democratisation (Coimbra University), Master degree in Sociology (Coimbra University), Undergraduate degree in International Relations (Coimbra University). Research interests: European Union, Security and Defence, Human Security, Human Rights and Globalization

Leave a Reply