Comentário de Luís Nuno Rodrigues no programa Decisão Nacional

O director do Centro de Estudos Internacionais (CEI-IUL), Luís Nuno Rodrigues, foi um dos comentadores do programa da RTP Internacional “Decisão Nacional” para analisar a decisão do Presidente norte-americano Donald Trump de terminar a política de imigração DACA (Deferred Action for Childhood Arrivals), que concedia uma autorização temporária para morar, trabalhar e conduzir nos EUA aos que entraram no país de forma ilegal quando eram menores de idade. Estima-se que esta decisão tenha impacto directo na vida de mais 750 mil pessoas (520 dos quais são portugueses).

Luís Nuno Rodrigues não considera a decisão de Trump surpreendente, uma vez que se encontra em linha com as suas promessas eleitorais, reforçando ainda que as pessoas abrangidas pela DACA tinham, até 2012, 31 anos, ou seja, estariam já inseridas no sistema, sentindo-se americanos e, muitas vezes, não falando outra língua que não o inglês.

O director do CEI-IUL salientou ainda que algumas empresas e universidades protestaram contra a decisão de Trump, alegando que têm trabalhadores ou alunos que estão abrangidos pela acção executiva do antigo Presidente Barack Obama e apontando para as consequências negativas que a decisão de Trump poderá vir a ter para a economia americana.

Assista ao comentário completo no site da RTP Play.

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Luís Nuno Rodrigues

Director and researcher at CEI-IUL. Associate Professor at ISCTE-IUL. Editor of the Portuguese Journal of Social Science. Ph.D in American History (University of Wisconsin). Visiting professor at Brown University.

Leave a Reply