27 & 28 OUT | Congresso Internacional Diu e os Diuenses: Perspetivas multidisciplinares

O CEI-IUL organizou, em parceria com o Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, o Congresso Internacional Diu e os Diuenses: Perspetivas Multidisciplinares. O Congresso teve lugar no dia 27 de Outubro na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e no dia 28 de Outubro no ISCTE-IUL.

Diu e os Diuenses

A ilha de Diu, junto à costa do atual estado do Gujarat, na Índia, tem hoje em dia uma população relativamente reduzida (cerca de 40.000 habitantes) e uma pacatez que contrastam com um património construído notável e mascaram uma história de grande centralidade e dinamismo. Até entre os estudiosos da presença portuguesa na Ásia, Diu é frequentemente secundarizada. Com efeito, de todos os territórios do antigo Estado da Índia Portuguesa, Goa tem sido o que tem suscitado mais intensa pesquisa, a qual, atravessando diferentes disciplinas, conferiu visibilidade à situação particular deste território. No entanto, o território de Diu e daquela que foi conhecida como “Província do Norte” foi também palco de profundas conexões que extravasam o contexto geográfico do subcontinente indiano em diferentes períodos históricos.

Muito antes do período colonial português, a posição geográfica de Diu atribuíra já a este território e à sua população um particular envolvimento nas rotas comerciais que tornaram o Oceano Índico um lugar de profundo dinamismo comercial, cultural e religioso. Diu desenvolveu-se no contacto entre a costa oriental de África, o Médio Oriente e o Sul e Sudeste da Ásia, uma circunstância que atraiu a atenção do colonialismo português (e, mais tarde, britânico) ao ponto de o domínio de Diu se ter convertido num dos desígnios centrais da estratégia expansionista portuguesa na Ásia durante a primeira metade do século XVI.

Apesar de ser já substantivo o conjunto de investigações nas mais diversas áreas das Humanidades e Ciências Sociais sobre a cidade de Diu e os Diuenses, Diu é, no panorama científico, habitualmente tratada em articulação com regiões como Damão ou Goa, o que resulta numa diluição das suas especificidades.

Este congresso pretende:
  • a) cartografar as pesquisas realizadas sobre este contexto particular, potenciando a interligação entre especialistas e abrindo a possibilidade de futuras investigações conjuntas;
  • b) ensaiar diálogos aprofundados entre as diferentes disciplinas académicas, desde a linguística à história, passando pelo património e história da arte ou antropologia, arquitectura e urbanismo.

O programa do Congresso pode ser consultado aqui.

 St. Paul Church, Diu, India, Photo by Mohnish1208 / CC BY-SA 3.0

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-Iscte (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-Iscte aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply