Espanha ao retardador

É hoje evidente que a Procuradoria, mediante orientação do executivo, pretende que sejam aplicadas penas exemplares, como forma de dissuadir novas aventuras independentistas.

Os últimos dias demonstraram que as eleições para o parlamento catalão, só por si, não significaram o fim do caos e da instabilidade. No dia 21 de Dezembro, o eleitorado concedeu uma nova maioria ao nacionalismo catalão e deu a Carles Puigdemont e ao seu movimento Junts per Catalunya a primazia dentro do respectivo bloco. Este ascendente permitiu ao auto-proclamado presidente legítimo da Generalitat continuar a liderar a estratégia nacionalista, apesar de ser um dos principais responsáveis pela suspensão das instituições catalãs. Puigdemont não está disposto a sair de cena, sobretudo tendo em conta que isso o deixa entre o exílio indefinido e o cumprimento de uma longa pena de prisão.

Os espanhóis, por seu lado, continuam inamovíveis numa estratégia que passa pelo recurso intransigente a um poder judicial que afina pelo mesmo diapasão do governo e onde é predominante a visão punitiva de juízes e procuradores. Não havendo qualquer dúvida de que a legalidade espanhola foi violada, é hoje evidente que a Procuradoria, mediante orientação do executivo, pretende que sejam aplicadas penas exemplares, como forma de dissuadir novas aventuras independentistas, aos que ousaram tentar romper a soberania espanhola. No curto prazo, as vitórias do Estado espanhol são, assim, incontestáveis: o apoio dos parceiros europeus ao governo de Mariano Rajoy foi unânime; os tribunais não tomaram qualquer decisão favorável ao nacionalismo catalão; e o PSOE e o Ciudadanos estiveram, no essencial, ao lado executivo do PP desde o primeiro momento.

Porém, a médio e longo prazo, os danos causados pelo desgaste a que têm sido sujeitas as instituições espanholas acabarão por emergir. Ao longo de todo o processo, foram ficando mais visíveis os problemas que perpassam o poder judicial espanhol: politização, coordenação com o poder executivo e duplicidade de critérios. Basta comparar a rudeza com que têm sido tratados os nacionalistas catalães com a tolerância de que beneficiam as dezenas de responsáveis do Partido Popular detidos ou a aguardar julgamento por suspeitas de corrupção.

Leia o artigo completo no site do jornal ECO.

Photo by Marc Sendra martorell / Public domain

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Filipe Vasconcelos Romão

Associate Researcher at CEI-IUL. PhD in IR (Univ. Coimbra). Advanced Studies Diploma in International Politics and Conflict Resolution (Univ. Coimbra). Guest Professor at ISCTE-IUL. Professor at UAL. President of the Portugal - South Atlantic Commerce Chamber.

Leave a Reply