Especialistas debatem “impacto revolucionário” da aviação a partir dos Açores

Especialistas vão debater, na ilha de Santa Maria, nos Açores, que foi um ponto estratégico entre a Europa e os EUA, de 06 a 10 de setembro, o “impacto revolucionário” que a aviação teve no mundo.

“Na sequência da II Guerra Mundial, Santa Maria passou a funcionar como o aeroporto internacional dos Açores, o que gerou um impacto enorme na realidade da ilha, tal como na aviação em todo o mundo e, em especial, no Atlântico, aproximando, de forma revolucionária e decisiva, as suas duas margens, Europa e EUA”, declarou à agência Lusa António Monteiro.

O dirigente da LPAZ – Associação para a Valorização e Promoção do Aeroporto de Santa Maria, que promove o evento em parceria com a Universidade dos Açores, o Centro de Estudos Internacionais do ISCTE (Instituto Universitário de Lisboa) e a Associação Portuguesa de Estudos Franceses, afirmou ser agora importante analisar no centro do Atlântico Norte o “impacto da aviação no tempo e no espaço” e “como esta afetou a perceção e moldou os diferentes territórios”.

O fórum, que surge na sequência de várias iniciativas da LPAZ, abordará especificamente o impacto da aviação durante o período da “guerra fria” e a “perceção do tempo e do espaço nas artes visuais como o cinema, e na literatura em várias partes do globo, de forma particular no Atlântico”.

“Este é um colóquio sobretudo internacional. Fazemos essa reflexão é a partir do centro do Atlântico e achamos o sítio ideal para o fazer a partir dos Açores, que permitem uma visão de 360 graus sobre o impacto do tempo e espaço com base na aviação”, declarou.

António Monteiro referiu que vão reunir-se especialistas das ciências sociais na discussão sobre os contributos e os efeitos da aviação nas noções de tempo e de espaço, pretendendo-se com o evento “contribuir para uma reflexão local, nacional e atlântica” sobre a temática a abordar.

Leia a notícia completa no site do jornal Diário de Notícias.

Photo by Tony Kennick / CC BY 2.0

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-Iscte (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-Iscte aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply