Especialistas internacionais debatem em Lisboa “desenvolvimento em tempos de incerteza”

O investigador do CEI-IUL Fernando Jorge Cardoso, na qualidade de director executivo do Clube de Lisboa, e o ISCTE-IUL, na qualidade de membro fundador do mesmo clube, promovem a Conferência de Lisboa, um evento que decorre esta semana, nos dias 3 e 4, e cujo programa poderá consultar aqui. Leia sobre o evento neste artigo do DN:

Esta edição debruça-se sobre “O Desenvolvimento em Tempos de Incerteza”, tema que será debatido em seis painéis — o Poder, a Segurança, a globalização, o Planeta, as Pessoas e a Europa -, disse à Lusa Fernando Jorge Cardoso, diretor executivo do Clube de Lisboa, que promove o evento.

O encontro, que vai decorrer na Fundação Calouste Gulbenkian, tem, entre os oradores, o analista de geopolítica norte-americano George Friedman; a professora britânica Mary Kaldor, autora do conceito de “guerra identitária”; o antigo vice-presidente da Comissão de Planeamento da Índia Montek Ahluwalia; o diretor de programas do Russian International Affairs Council, Ivan Timofeev; a diretora para a Europa e África do World Resources Institute Kiyyt van der Heijden; o presidente do Centro de Relações Internacionais e Desenvolvimento Sustentável (Belgrado) Vuk Jeremic; e o professor da Sciences Po (Paris) Alfredo Valladão.

A Conferência contará, na abertura, com uma intervenção do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e, no encerramento, do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

“O objetivo é, de dois em dois anos, providenciarmos um grande evento em que se discutam os grandes temas internacionais, que estão relacionados com as questões do desenvolvimento global”, explicou o diretor executivo do Clube de Lisboa.

Continuar a ler no site do DN.

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-Iscte (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-Iscte aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply