Estudo-diagnóstico “A Educação para a Cidadania Global e as Juventudes Partidárias”

AIDGLOBAL promove reflexão sobre a participação política dos jovens portugueses.

A AIDGLOBAL publicou o estudo-diagnóstico “A Educação para a Cidadania Global e as Juventudes Partidárias: o caso do Concelho de Loures” que contou com a participação das Juventudes Social-Democrática, Socialista e Popular do município.

Elaborado pela investigadora Joana Branco Lopes do Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL, sob a coordenação da Professora Doutora Maria Antónia Barreto, este estudo decorreu da perceção de que existe uma baixa taxa de envolvimento dos jovens portugueses nas questões do Desenvolvimento, que se traduz, em parte, na ausência de ações específicas por parte dos partidos políticos e das suas estruturas de juventude.

De acordo com os diversos estudos do Eurobarómetro, “a participação política dos jovens não está necessariamente em declínio, mas sim em transformação, não obstante, em Portugal, os estudos encomendados pelo Presidente da República terem revelado uma “tendência negativa do seu envolvimento”.

O estudo implicou uma recolha e análise documental das moções estratégicas globais e das linhas programáticas das seis Juventudes Partidárias com assento no Conselho Municipal de Juventude (CMJ) do município de Loures bem como a realização de entrevistas semi-estruturadas a três jovens militantes dos partidos, acima referenciados, que se disponibilizaram a participar.

Este estudo-diagnóstico questiona se estamos “a formar futuros políticos devidamente preparados para liderar um mundo com desafios constantes e globalizados”, sendo que “a investigação foi demasiado restrita para afirmar que não, embora todas as conclusões apontem para um certo alheamento face aos desafios globais”.

Leia o artigo completo no site da AIDGLOBAL.

Para conhecer o estudo na integra, clique aqui.

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-IUL (Center for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center of the University Institute of Lisbon (ISCTE-IUL). CEI-IUL aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply