ISCTE-IUL realiza a 1ª Conferência Internacional “Ativismos em África”

Vai ter lugar nos próximos dias 11 a 13 de janeiro, no ISCTE-IUL, a 1ª Conferência Internacional “Ativismos em África”. Esta conferência é acolhida pelo Centro de Estudos Internacionais (CEI-IUL) e organizada por uma comissão composta por doutorandos e docentes do Doutoramento em Estudos Africanos e investigadores de outras instituições nacionais e internacionais (Portugal, Guiné-Bissau, Suécia).

Este é um evento inédito na Academia portuguesa, mas que também não encontra outro evento da mesma natureza no panorama científico Lusófono, como no espaço Europeu. Na sua ideia primordial, este evento foi desenhado para discutir os movimentos de ativismo no continente africano nas seguintes áreas:

  • Ativismo de Direitos Humanos;
  • Ativismo e exercício de Cidadania;
  • Ativismo Ambiental;
  • Ativismo de Género e Ativismo LGBTI;
  • Ativismo e Movimentos Camponeses;
  • Ativismo e Saúde;
  • Ativismo e Mudança de Regime Político.

Desde esta ideia embrionária até ao dia de hoje, a adesão dos investigadores como os ativistas que estão a atuar nas comunidades foi surpreendente, excedendo sempre as expectativas da organização. A programação final da conferência, disponibilizada na página web criada para o efeito, mostra o quão variada e rica esta conferência se propõe ser.

A abertura dos trabalhos terá lugar na próxima quarta-feira, dia 11 de janeiro, pelas 14 horas, no Edifício II, onde será feito o acolhimento dos participantes. Entre as 15:30 e as 18:00, terá lugar no Auditório J.J. Laginha, o Fórum de Ativistas.

O Fórum de Ativistas

Neste fórum, estaremos à conversa com um painel de excelência dos ativismos em África composto por: Lisa Rimli (consultora Direitos Humanos), Ana Fernandes (Plataforma Afrodescendentes Portugal), Beatriz Dias (SOS Racismo), Lord Strike (Ativista Hip Hop), Mamadou Ba (Associação Luso-Senegalesa, Rede Anti-Racista de Portugal, Diáspora Afrique, Aliança das Pessoas Africanas e de Ascendência Africana na Europa), Maria Cravid Smith (Mén Non – Associação das Mulheres de S.Tomé e Príncipe), e Ana Rodrigues (FEMAFRO).

Este fórum será mediado pela investigadora Cláudia Almeida (CEI-IUL). Posteriormente ao fórum, terá lugar uma sessão de lançamento dos seguintes livros: “My way from Congo to Europe: between resistance, flight and exile” de Emmanuel Mbolela; “Sou Eu Mais Livre, Então. Diário de um preso político angolano” de Luaty Beirão, e “A Sociedade Civil e o Estado na Guiné-Bissau: dinâmicas, desafios e perspectivas” de Miguel de Barros. O primeiro dia termina com uma sessão solene.

Conferência Internacional ‘Ativismos em África’

O segundo dia da Conferência (12 de janeiro) começa às 09:00 com apresentação de comunicações, totalizando o dia 3 sessões paralelas de apresentação de trabalhos. Aconselha-se a consulta da programação final no sítio web da conferência para que cada um possa assistir aos temas do seu interesse. Às 16:45 terá lugar a abertura da feira do livro, a realizar no átrio do Edifício II, e às 17:30 terá lugar uma mesa redonda, onde são convidados Leo Igwe (Nigéria), Juan Tomás Ávila (Guiné Equatorial) e Luaty Beirão (Angolano).

O terceiro e último dia da conferência (13 de janeiro) abre às 09:00 com nova sessão de apresentação de comunicações, igualmente com 3 sessões durante todo o dia. Destacamos aqui a sessão de encerramento, às 16:45 com a mesa de encerramento composta por Pedro Neto (CRIA), Nancy dantas (Universidade do Cabo, África do Sul), e José Marcos Mavungu (ativista angolano).

Estamos certo de que esta conferência será um momento importante de partilha de experiência e de conhecimento sobre os movimentos ativistas no continente Africano. Fazemos o convite a todas as pessoas interessadas para assistir (o evento é aberto ao público).

Leo Igwe. Photo by Arnfinn Pettersen / CC BY-SA 2.0

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Rui Garrido

Research Assistant at CEI-IUL. Ph.D. Candidate in African Studies (ISCTE-IUL) researching State homophobia, Human Rights, and social movements in the Lusophone African space. Works for the Lusophone Observatorium for Human Rights (OLDHUM).

Leave a Reply