21 FEV | Ciclo Islão em Debate: Religião e Violência no Islão Contemporâneo

O CEI-IUL inicia no próximo dia 21 de fevereiro um ciclo de conferências subordinado ao tema “Islão em Debate”. Nesse dia teremos uma primeira mesa-redonda intitulada “Religião e Violência no Islão Contemporâneo“, pelas 18 horas, no Auditório 0NE01 (Edifício Sedas Nunes, ISCTE-IUL). Os intervenientes serão Faranaz Keshavjee (CEI-IUL), Nuno Lemos Pires (Academia Militar e CEI-IUL) e Bruno Cardoso Reis (ICS-UL). A entrada é livre.

Sobre a conferência

A mesa-redonda “Religião e Violência no Islão Contemporâneo” terá como ponto de partida os estudos sobre as religiões e a violência nas abordagens das Relações Internacionais, procurando a partir daí compreender o jihadismo tal como hoje se manifesta num mundo fragmentado e em conflito. Os intervenientes partirão também de uma análise histórica da Jihad, tal como surgiu no Islão fundacional, para procurar compreender como a Jihad é vista e vivida fora e dentro das sociedades muçulmanas.

Sobre os conferencistas

Faranaz Keshavjee é investigadora do CEI-IUL. Licenciada em Antropologia Social e mestre em Psicologia Social (ambos pelo ISCTE-IUL), escreveu uma tese de mestrado sobre “A Mulher Muçulmana em Portugal – processos psico-sociológicos de diferenciação entre os sexos”. Em 1994, fez uma pós-graduação em Estudos Islâmicos e Humanidades no IIS, Londres, seguindo depois para o Doutoramento na Universidade de Cambridge, Corpus Christi College, na HSPS Faculty com uma tese sobre as construções das identidades dos muçulmanos adolescentes em Portugal e as representações de género. Tem trabalhado como especialista em assuntos Islâmicos para a TSF, o Público, o Expresso e a Visão. É co-autora de uma reportagem jornalística sobre o trabalho da akdn.org em Moçambique e no Quénia, que culminou com uma rara entrevista a Sua Alteza o Principe Aga Khan, em 2008.

Bruno Cardoso Reis é professor convidado no ISCTE-IUL. Licenciado e mestre em história (Faculdade de Letras de Lisboa), fez o seu doutoramento em War Studies no King’s College, com uma tese sobre Big Armies and Small Wars: British, French and Portuguese Colonial Counterinsurgency Doctrine. Actualmente é investigador no ICS e investigador associado no King’s College.

Nuno Lemos Pires é investigador do CEI-IUL e Professor na Academia Militar (AM). É doutorado em História, Defesa e Relações Internacionais pelo ISCTE-IUL (com a AM) e mestre em Ciências Militares pela AM. Colabora como Professor Convidado no ISCTE-IUL, na Universidade Nova de Lisboa, no Instituto de Estudos Superiores Militares e no Instituto de Defesa Nacional.  Entre outras funções, foi  Intelligence Officer no NATO / Rapid Deployable Corps em Espanha e Assistente Militar do Comandante do NATO / Joint Command Lisbon. Participou em missões em Moçambique, Angola, Paquistão, Etiópia e Afeganistão. Tem 8 livros publicados, cerca de 100 artigos e capítulos em livros de publicações variadas, nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola.

Protestants in London, England. Photo by Alisdare Hickson / C BY-SA 2.0

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-Iscte (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-Iscte aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply