Itália (também) no centro do furacão

O grande problema é que Renzi não é o único a arriscar com este referendo. Propositadamente ou não, acabou por arrastar Itália para o centro da tempestade em que se transformou a política europeia em 2016.

O referendo constitucional que se celebra no próximo domingo em Itália será determinante para o futuro do presidente do Conselho de Ministros, Matteo Renzi, e para a sua continuidade no poder. Caso a reforma da Constituição receba luz verde do eleitorado italiano, Renzi poderá passar à história como o autor da mais profunda alteração no sistema político do seu país desde a instauração da República no pós-Segunda Guerra Mundial. Se os italianos optarem por recusar a sua proposta, será mais um líder derrotado num 2016 que está a triturar o que restava de normalidade na política internacional.

Matteo Renzi assumiu a liderança do Partido Democrático (PD) num processo complexo através do qual afastou/derrotou Pier Luigi Bersani, que vencera as eleições legislativas de 2013 mas não conseguira formar governo. O PD é herdeiro do velho Partido Comunista Italiano (o mais poderoso partido comunista da Europa Ocidental durante a Guerra Fria), que sofreu várias metamorfoses, cisões e fusões até se transformar na grande casa de centro-esquerda, que alberga desde marxistas convertidos a democratas-cristãos moderados. Desde que assumiu o Governo, em 2014, Renzi conseguiu o feito histórico de ser o primeiro político de esquerda a monopolizar a cena política italiana como só Sílvio Berlusconi (a partir da direita) tinha conseguido.

Ler artigo completo no Jornal Económico.

Photo by Francesco Pierantoni CC BY 2.0

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Filipe Vasconcelos Romão

Associate Researcher at CEI-IUL. PhD in IR (Univ. Coimbra). Advanced Studies Diploma in International Politics and Conflict Resolution (Univ. Coimbra). Guest Professor at ISCTE-IUL. Professor at UAL. President of the Portugal - South Atlantic Commerce Chamber.

Leave a Reply