Lançamento no Afeganistão visa limitar e impedir movimentos do ISIS

O lançamento no Afeganistão da bomba não-nuclear mais potente, apelidada como “a mãe de todas as bombas” insere-se na estratégia dos Estados Unidos de limitar e impedir a liberdade de movimentos do grupo extremista Estado Islâmico.

A opinião é do Coronel Lemos Pires, do Exército Português, que entende que esta ação dos Estados Unidos da América (EUA) é uma resposta “ao espraiamento” dos afiliados do Estado Islâmico (EI) e da Al-Quaida, nomeadamente para o Paquistão, Índia ou Bangladesh.

“Tinha de haver aqui um sinal muito claro de interromper os movimentos crescentes das bases territoriais que entretanto os grupos tinham ganho. Nestas fases de planeamento estratégico a primeira coisa a fazer é ganhar o momento, é ganhar iniciativa estratégica. E como é que se ganha isto? A primeira coisa a fazer é impedir a liberdade de movimentos”, disse à Lusa o oficial, que esteve em várias missões no Afeganistão.

Segundo Lemos Pires, a escolha do alvo, uma zona afastada de civis, com túneis e grutas “que serviam para fazer circular os terroristas” do EI que “tentavam entrar no Paquistão e no Afeganistão” ou para se deslocarem para outras zonas e aí realizarem os seus ataques, faz parte da estratégia militar delineada pelos EUA com um objetivo.

“É uma forma estratégica de reganhar iniciativa e de conseguir interromper a liberdade de movimentos, obrigando a quem está neste terreno a não poder manobrar de um sítio para o outro. Esta é a grande iniciativa estratégica que está a ser feita pelos Estados Unidos”, sublinhou o oficial.

O coronel Lemos Pires explicou à Lusa que esta bomba “só pode ser utilizada em zonas muito abertas” e onde não haja civis.

Leia o artigo completo no site Notícias ao Minuto.

Humanitarian aid aelivered to Afghan village, 2010. Photo by David Quillen / CC BY-SA 2.0

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Nuno Lemos Pires

Researcher at CEI-IUL. Professor at the Portuguese Military Academy (PMA). Ph.D. in History, Defence, and IR (ISCTE-IUL and PMA); M.A. in Military Sciences (PMA). Guest lecturer at ISCTE-IUL, U. Nova, IESM, IDN. Professor of Military History and IR at IAEM and AM; Intelligence Officer at NATO / Rapid Deployable Corps (Spain).

Leave a Reply