Londres: o ataque na ponte de Westminster

Um ataque na ponte de Westminster,  junto ao Parlamento britânico, fez esta tarde pelo menos 5 mortos (entre os quais o atacante) e cerca de 40 feridos. De acordo com o The Guardian, o atacante conduziu um veículo contra as pessoas que se encontravam no local, conhecido por ser popular entre os turistas e fazer a ligação entre o Big Ben e o London Eye, e tinha intenção de entrar na Câmara dos Comuns quando foi interceptado por um polícia. Durante o confronto, o polícia foi esfaqueado e nem as manobras de reanimação de Tobias Ellwood, vice-ministro britânico para a Commonwealth, Médio Oriente e Norte de África, foram suficientes para lhe salvar a vida. O atacante ainda tentou ferir um segundo polícia mas acabou por ser abatido a tiro pelas forças de segurança. No meio da confusão, uma mulher caiu ao rio Tamisa, tendo sido retirada com vida. Os turistas que se encontravam no London Eye ficaram retidos na roda gigante durante três horas. O mesmo aconteceu com os membros, deputados e visitantes que se encontravam dentro do parlamento britânico.

porta-voz de Downing Street transmitiu a solidariedade da lider do governo britânico, Theresa May, com as vítimas do ataque e com as suas famílias. O Presidente da Câmara de Londres, Sadiq Khan, publicou um vídeo no Youtube, dando as condolências às famílias das vítimas em nome de todos os londrinos, agradecendo a rápida intervenção da polícia e dos serviços de emergência e deixando uma forte mensagem de esperança. Também a Casa Branca já emitiu um comunicado oficial demonstrando total apoio e solidariedade ao povo britânico.

Ainda não se sabe quem esteve por trás do ataque, mas as autoridades já afirmaram que se trata apenas de um indíviduo. A polícia britânica pediu às pessoas que permaneçam em casa e evitem as seguintes zonas da cidade de Londres: Parliament Square, Whitehall, Westminster Bridge, Lambeth Bridge, Victoria Street até à junção com a Broadway e de Victoria Embankment até Embankment tube. O Twitter já reagiu e foi criada a hashtag #WeAreNotAfraid em solidariedade com as vítimas e as suas famílias.

On Twitter, people created the hashtag #WeAreNotAfraid. Public domain.

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Mónica Canário

Research Assistant at CEI-IUL. Ph.D. Candidate in Political Science, specialisation in International Relations (ISCTE-IUL).

Leave a Reply