No Topo do Mundo

Num momento em que é arriscado prever o que quer que seja, o sucesso de Guterres e desta nova etapa da ONU serão fortemente condicionados pelo que a nova administração norte-americana acabar por fazer.

A eleição de António Guterres como secretário-geral da Organização das Nações Unidas foi uma da melhores notícias do ano. O antigo primeiro-ministro, durante anos maltratado por muitos, foi sem dúvida o político mais capacitado que já passou pelo governo de Portugal. Nunca lhe faltaram conhecimento dos dossiers e vontade de mudar. Depois de um primeiro executivo de descompressão – o único governo minoritário que completou uma legislatura em mais de 40 anos de democracia –, na sequência de dez anos de cavaquismo, Guterres esbarrou nos problemas típicos de um líder cujo partido se começa a sentir confortável com o poder. Acabou por se demitir com a justificação formal de ter perdido umas eleições autárquicas.

O texto pode ser lido na íntegra no Jornal Económico.

António Guterres. Photo by José Cruz/ABr - Agência Brasil / CC BY 3.0 BR

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Filipe Vasconcelos Romão

Associate Researcher at CEI-IUL. PhD in IR (Univ. Coimbra). Advanced Studies Diploma in International Politics and Conflict Resolution (Univ. Coimbra). Guest Professor at ISCTE-IUL. Professor at UAL. President of the Portugal - South Atlantic Commerce Chamber.

Leave a Reply