Nuno Lemos Pires: “Qualquer pessoa pode transformar-se num terrorista”

O investigador do CEI-IUL Nuno Lemos Pires foi entrevistado pelo jornal I acerca do grupo terrorista Estado Islâmico, defendendo que “a luta contra o terrorismo requer uma análise holística do fenómeno”.

Em 2016 publicou “Resposta ao Jiadismo Radical” e tem sido presença assídua na análise dos atentados reivindicados pelo Daesh, como o ataque de Manchester, na semana passada. Nuno Lemos Pires é coronel de Infantaria/Operações Especiais e professor da Academia Militar. Doutorado em História, Defesa e Relações Internacionais, as suas intervenções públicas destacam-se pelo trabalho de casa e pela análise holística do fenómeno: lê regularmente as publicações do autoproclamado Estado Islâmico e acredita que a luta contra o terrorismo requer análise e ação em todas as vertentes: militar, social e política.

É uma das pessoas mais atentas em Portugal a fenómenos como o Daesh. Como surgiu esse interesse?

Tenho algumas paixões na vida quanto a áreas de estudo. Sou doutorado em História, Defesa e Relações Internacionais pelo ISCTE, e muita da minha tese de doutoramento tem a ver com aquilo a que chamo o “comando holístico da guerra”. Não se pode lidar com os problemas da guerra apenas do ponto de vista militar, tem de se ter atenção ao ponto de vista político, económico, social, diplomático… Só assim é que há soluções para os conflitos. Há muitos anos que sigo atentamente o fenómeno do terrorismo.

Leia a entrevista completa aqui.

Photo by Bryan McComb / CC BY 2.0

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Nuno Lemos Pires

Researcher at CEI-IUL. Professor at the Portuguese Military Academy (PMA). Ph.D. in History, Defence, and IR (ISCTE-IUL and PMA); M.A. in Military Sciences (PMA). Guest lecturer at ISCTE-IUL, U. Nova, IESM, IDN. Professor of Military History and IR at IAEM and AM; Intelligence Officer at NATO / Rapid Deployable Corps (Spain).

Leave a Reply