O ano de 2017 em Angola

Eugénio Costa Almeida, investigador do Centro de Estudos Internacionais (CEI-IUL) do ISCTE-IUL, foi um dos convidados da RFI para comentar o ano de 2017 na política de Angola.

No final de Agosto de 2017, e numas eleições repletas de polémicas, os angolanos davam por terminado o eterno mandato de José Eduardo dos Santos e recomeçavam com João Lourenço, antigo Ministro da Defesa do anterior presidente. Lourenço tem feito várias mudanças em entidades públicas que levaram, inclusive, ao afastamento de Isabel dos Santos da direcção da Sonagol.

O investigador do CEI-IUL acredita que João Lourenço não é o “delfim” de José Eduardo dos Santos, tendo vindo a afastar-se da linha política a que os angolanos foram habituados durante quase quatro décadas. O novo presidente de Angola tem marcado o seu início de mandato por atitudes muito próprias, “levando à letra aquilo que falou durante a sua campanha eleitoral”. O combate à corrupção e ao nepotismo são duas das prioridades de João Lourenço.

Para ouvir, na íntegra, no site da RFI, entre os minutos 2:24 e 4:13.

Ex-Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos. Photo by Romério Cunha / CC BY 2.0

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Eugénio Costa Almeida

Researcher at CEI-IUL. Researcher at CINAMIL. PhD in Social Sciences, specialisation in IR and M.A. in IR (ISCSP-UTL). Currently: Post-Doc at Univ. Agostinho Neto (Luanda).

Leave a Reply