O CEI-IUL na Plataforma OpenEdition Books

No dia 9 de março de 2017, o CEI-IUL coloca três livros em acesso aberto através da plataforma OpenEdition Books. O CEI-IUL segue uma política de promoção do acesso aberto aos resultados das suas actividades, de modo a que estes sejam acessíveis, lidos e utilizados não apenas dentro da universidade, mas também pela sociedade em geral. Dentro deste princípio, o CEI-IUL associou-se à OpenEdition Books para divulgar os seus livros em formato papel e também em formato PDF, particularmente a sua coleção ebook’IS (ebook International Studies). Em breve serão lançados mais livros sobre diversas temáticas.

CEI-IUL no OpenEdition Books

OpenEdition Books é uma plataforma de livros científicos que põe em prática uma conceção da edição eletrónica aberta no domínio das ciências sociais e humanas. Privilegia a disponibilização de livros em texto integral e acesso livre. Reúne atualmente 53 editores e cerca de 3 000 livros. Até 2020, prevê-se a edição online de 16 000 obras, mais de metade em acesso livre.

O CEI-IUL divulga, através da OpenEdition Books, a sua série ebook’IS, dedicada à publicação de monografias e livros editados em formato digital, disponibilizados numa ampla gama de formatos de leitura, e compatíveis com os principais sistemas operacionais e dispositivos eletrónicos. Trata-se de uma colecção com revisão científica que constitui um elemento importante na difusão internacional da investigação do CEI-IUL e que oferece aos seus investigadores e a investigadores de outras instituições a  ​​a oportunidade de publicar os resultados da sua investigação.

O CEI-IUL aceita em permanência propostas de publicações que se debrucem sobre as suas áreas temáticas, como Instituições, Governação e Relações Internacionais, Desafios Societais e do Desenvolvimento, Economia e Globalização, e sobre as suas linhas regionais: África, Ásia, Europa e Relações Transatlânticas, Médio-Oriente e América Latina. Todas as propostas, acompanhadas de um resumo e da identificação dos autores, deverão ser remetidas para cei@iscte.pt.
Livros disponíveis

Informality and Urbanisation in African Contexts: Analysing Economic and Social Impacts, Aline Afonso (Ed.) 

Este livro reúne 5 comunicações apresentadas à Conferência Internacional ECAS 2013. De acordo com o tema da Conferência, “African dynamics in a multipolar world”, foram seleccionadas, dentro do universo das 118 comunicações apresentadas, aquelas que se debruçaram sobre o tópico “informality and space reconfiguration”. Estes trabalhos foram apresentados em 4 painéis diferentes: “Writing the world from another African metropolis: Luanda and the urban question”, “Urbanisation and poverty in mining Africa”, “Urban imaginaries in Africa” e “Managing other people’s money: financial services in sub-Saharan Africa after structural adjustment”.

Media Freedom and Right to Information in Africa, Luca Bussotti, Miguel de Barros & Tilo Grätz (Eds.) 

Este livro resulta directamente de um painel organizado no Fifth European Congress of African Studies, realizado em Lisboa, em junho de 2013. O painel intitulado “Press Freedom and Right to Information in Africa” procurou encontrar respostas para o problema da liberdade de imprensa no continente africano, partindo do princípio que este é, na actualidade, um dos principais problemas em África.

Vozes do Universo Rural. Reescrevendo o Estado em África, Fernando Florêncio et al.

Trata-se de uma obra que nasceu do projecto de investigação “Dinâmicas Sociais na Estruturação dos Espaços políticos em Contextos Rurais Africanos”, no qual se analisaram, em termos comparativos, as dinâmicas sociais que ocorrem em universos rurais africanos e a participação de diferentes actores sociais nos processos de construção de espaços políticos e da sua articulação com os actores políticos nacionais, Estado, partidos políticos, igrejas, ONG’s, etc.

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-Iscte (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-Iscte aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply