O problema do Match-Fixing no mundo do futebol

A manipulação de resultados no Futebol

O denominado “match-fixing”, ou seja a combinação prévia de resultados desportivos, tornou-se nos últimos anos um dos principais problemas do mundo do futebol e tem constituído um dos temas de investigação de Marcelo Moriconi, investigador do CEI-IUL. De acordo com este autor, as instituições políticas e desportivas têm procurado criar uma narrativa oficial para prevenir e evitar o problema. Esta narrativa descreve o problema, explica as suas causas e consequências, bem como o seu desenvolvimento, e fornece uma base para campanhas de prevenção. No entanto, a mesma narrativa não parece incorporar algumas variáveis que, de acordo com Moriconi, poderão estar relacionadas com a manipulação de resultados mas que, a serem incluídas, modificariam certamente o discurso oficial.

A narrativa oficial

A narrativa oficial, presente, por exemplo, no acordo celebrado entre a Interpol e a FIFA, é, por conseguinte , um discurso limitado e que tende a colocar a origem do problema da manipulação de resultados fora do mundo do futebol, relacionando-a sobretudo com o mundo do jogo e do crime. Deste modo, tende a considerar os agentes desportivos e o mundo do desporto como vítimas do problema e nunca como seus causadores. Mais ainda, de acordo com Moriconi, o discurso oficial não explica o fenómeno tal como ele se verifica na Península Ibérica. Em Portugal e em Espanha, a combinação prévia de resultados decorre, principalmente, da procura de vantagens desportivas e é materializada por atores do próprio mundo do futebol, sem a influência de grupos do mundo do crime organizado. Apesar da falta de dados empíricos significativos tornar difícil a investigação científica sobre o assunto, Moriconi procurou incorporar as realidades discursivas locais na sua análise, recorrendo a um conjunto alargado de entrevistas com atores desportivos.

O caso ibérico

Deste modo, o autor identificou, para o caso ibérico, várias modalidades diferentes de “match-fixing”, que vão desde as combinações entre presidentes de dois clubes até às ofertas feitas por clubes a jogadores de outras equipas, passando pelas sugestões feitas por equipas e clubes quanto à sua própria derrota, a troco de compensações diversas, ou ainda através de contactos e combinações directas entre jogadores. O caso com maior impacto nos meios de comunicação e na “imaginação social” é, contudo, o das suspeitas relativamente à imparcialidade dos árbitros.

A investigação de Marcelo Moriconi

Marcelo Moriconi explora este problema no artigo publicado na revista científica Soccer & Society, intitulado “The official football match-fixing prevention discourse as a cognitive limitation (the cases of Iberian countries)”. O investigador do CEI-IUL apresentou publicamente uma versão resumida da sua investigação na 11th European Conference on Gambling Studies and Policy Issues, realizada em Lisboa, em setembro de 2016, pela European Association for the Study of Gambling.

Photo by Chivista (own work), CC BY-SA 3.0.

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-Iscte (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-Iscte aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply