O regresso da Argentina

O início do mandato de Macri tem sido marcado por uma política de abertura económica que visa recuperar a capacidade de atração de investimento do país.

Nunca é excessivo repetir que a Ar­gentina é, provavelmente, o mais passional dos países. Vive entre extremos e, em poucos meses, pode passar da total euforia à mais profunda depressão. Os últimos tempos têm contrariado esta lógica e parecem colocar o país no caminho de uma certa normalização e moderação – apesar de o momento ser de ajustamento económico, é patente o otimismo dos argentinos em relação ao futuro próximo.

A Argentina, apesar de todas as crises e contratempos, continua a ser um dos países com mais elevado grau de desenvolvimento da América Latina. Embora muito dependente da exportação de matérias-primas e do mercado interno, tem um PIB elevado, boas universidades, recursos humanos qualificados e um relativo equilíbrio na distribuição da riqueza.

Ler mais no Jornal Económico.

Photo by Gobierno de la Ciudad de Buenos Aires / CC BY 2.0

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Filipe Vasconcelos Romão

Associate Researcher at CEI-IUL. PhD in IR (Univ. Coimbra). Advanced Studies Diploma in International Politics and Conflict Resolution (Univ. Coimbra). Guest Professor at ISCTE-IUL. Professor at UAL. President of the Portugal - South Atlantic Commerce Chamber.

Leave a Reply