O Vizinho do Norte

Há pouco mais de 200 anos, os Estados Unidos invadiram o Canadá, no decurso da chamada Guerra de 1812, que opôs os americanos aos britânicos. Tratava-se de uma segunda guerra pela independência, através da qual os Estados Unidos procuravam reafirmar a sua autonomia política e económica face à Grã-Bretanha. A invasão do Canadá, então uma colónia britânica, correu mal desde o início e os americanos sofreram pesadas derrotas, permitindo inclusivamente que uma incursão liderada pelo chefe nativo-americano Tecumseh alcançasse a cidade de Detroit, no atual estado do Michigan.

Desde 1812 que as relações entre os Estados Unidos e o Canadá não atravessavam um período tão delicado, existindo hoje diversas razões para os canadianos estarem preocupados com a eleição de Donald Trump e com a futura administração republicana.

Ler artigo completo no Diário de Notícias.

Photo by Presidencia de la República Mexicana (Flickr) / CC BY 2.0

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Luís Nuno Rodrigues

Director and researcher at CEI-IUL. Associate Professor at ISCTE-IUL. Editor of the Portuguese Journal of Social Science. Ph.D in American History (University of Wisconsin). Visiting professor at Brown University.

Leave a Reply