Os 10 posts mais lidos no “Changing World” em 2016

Tendo sido lançado no dia 30 de setembro de 2016, o blog Changing World acompanhou as investigações em curso no CEI-IUL, divulgou alguns dos eventos por nós organizados e permitiu também que os nossos investigadores expressassem as suas opiniões e tecessem os seus comentários sobre os eventos que marcaram o panorama internacional nos últimos três meses do ano.

Eis uma lista dos 10 posts mais visto em 2017:

  1. “A Outra América”
  2. “What does the victory of Donald Trump in US Elections mean for Iran?”
  3. “A Morte de Fidel Castro”
  4. “Um vislumbre de Cuba através dos seus arquivos”
  5. “Everything You Ever Wanted to Know About How US Presidential Elections Work”
  6. “Africa, o Continente “País””
  7. “Jihads, Jihadismo e Jihadistas no Sahel”
  8. “Ser ou não ser, o MPLA importa para a questão”
  9. “A Nouvelle Droite em Portugal nos anos 1970 e 1980”
  10. “Luís Nuno Rodrigues comenta os resultados das eleições presidenciais nos EUA”

Se olharmos para estes dez posts compreendemos facilmente que as eleições presidenciais nos Estados Unidos foram o tema que mais atenção mereceu por parte dos nossos leitores. O texto mais lido foi a análise de Luís Nuno Rodrigues à vitória eleitoral de Donald Trump, publicada logo na manhã pós-eleitoral de 9 de novembro no site do Diário de Notícias e reproduzida no nosso blog. Dentro deste “top 10” contam-se ainda mais três posts relacionados com as eleições norte-americanas: um ensaio de Ghoncheh Tazmini (segundo lugar nos mais vistos) no qual se procura aferir das consequências da vitória de Trump para as relações com o Irão e para o futuro do acordo nuclear assinado no ano anterior; uma infografia da autoria de Inês Marques Ribeiro, com a informação essencial sobre o funcionamento do sistema político e eleitoral norte-americano; um post remetendo para uma intervenção televisiva de Luís Nuno Rodrigues, também no dia que se seguiu às eleições nos Estados Unidos.

O segundo tema que podemos encontrar entre os 10 posts mais vistos no blog Changing World é a morte de Fidel de Castro, outro dos acontecimentos que marcou de forma determinante as últimas semanas do ano de 2016. O terceiro post mais visto do ano consiste num texto de teor noticioso sobre a morte do líder cubano, contendo também uma análise histórica do percurso internacional de Cuba sob a liderança de Fidel Castro. E, logo em quarto lugar, Ana Mónica Fonseca chamou a atenção dos leitores do Changing World, sobretudo dos que se interessam pela dimensão histórica das relações internacionais, para os documentos de origem cubana que se tornaram acessíveis pela disponibilização online do acervo pessoal do investigador Piero Gleijeses.

Este último post confere especial relevo à documentação que nos retrata o relacionamento especial que Cuba estabeleceu com o continente africano ao longo da Guerra Fria e do seu particular empenhamento no auxílio dos movimentos de libertação das colónias portuguesas. África, o continente, constitui precisamente um terceiro tema em foco entre os 10 trabalhos mais lidos no blog, na linha, aliás, da sólida tradição “africanista” da nossa unidade de investigação. Neste sentido, merece destaque o post de Vasco Martins, sexto mais lido em todo o ano, que nos alerta para alguns dos desafios e dos estereótipos que se colocam hoje em dia a quem trabalha sobre o continente africano. Logo a seguir, neste nosso ranking de visualizações, vem um trabalho de Eduardo Costa Dias, também ele sobre o continente africano, analisando as acções das redes jihadistas globais na região do Sahel. Também o 8º post mais lido em 2016 no blog Changing World, da autoria de Cláudia Almeida, versou sobre temas africanos, neste caso sobre Angola e sobre as notícias que dão como certa a não recandidatura de José Eduardo dos Santos às eleições presidenciais angolanas do próximo ano.

Para além dos Estados Unidos, do Médio-Oriente, da América Latina e de África, a Europa foi também um dos temas em foco nos últimos meses de 2016, nomeadamente a ascensão dos populismos e dos partidos de extrema-direita, agora que se aproximam as eleições presidenciais em França de 2017. O nono texto mais lido no Changing World, da autoria de Riccardo Marchi, debruça-se sobre a influência da Nouvelle Droite francesa em Portugal nos anos 1970 e 1980.

Em nome do Centro de Estudos Internacionais (CEI-IUL) aqui deixamos os votos de um excelente ano de 2017 e de continuação de boas leituras!

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Luís Nuno Rodrigues

Director and researcher at CEI-IUL. Associate Professor at ISCTE-IUL. Editor of the Portuguese Journal of Social Science. Ph.D in American History (University of Wisconsin). Visiting professor at Brown University.

Leave a Reply