Paulo VI. O Papa que tratou Salazar por “sua eternidade”

A primeira visita de um Papa a Portugal foi envolta em polémica e uma situação de crise entre o regime e o Vaticano. Salazar chegou a jurar que o Papa não iria a Fátima, mas no fim o regime tentou ganhar com a visita.

Na semana em que o Papa Francisco visita Fátima, a Renascença recupera as visitas dos anteriores Papas ao país. O primeiro a fazê-lo foi Paulo VI, em 1967. Bruno Cardoso Reis, investigador do Centro de Estudos de História Religiosa, da Universidade Católica, e docente no Centro Estudos Internacionais, do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, é também autor de um livro sobre “Salazar e o Vaticano”.

A Renascença falou com o historiador para melhor compreender o contexto e as consequências desta visita histórica.

Leia a entrevista completa no site da Rádio Renascença.

A visita do Papa Paulo VI a Fátima, nas páginas da Life. Photo by manhhai / CC BY 2.0

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-IUL (Center for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center of the University Institute of Lisbon (ISCTE-IUL). CEI-IUL aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply