A pena do Reino Unido

O Brexit expõe a discreta transferência massiva de competências para Bruxelas. Theresa May foi incumbida da gestão de um processo inédito para o qual ninguém estava preparado.

O Reino Unido é, hoje, a prova viva da complexidade da integração na União Europeia. Todo o seu processo de saída expõe de forma clara a discreta transferência massiva de competências para Bruxelas que os Estados têm levado a cabo ao longo dos anos. Se tivermos em conta que este país nunca pertenceu ao Espaço Schengen ou à zona euro, poderemos ter uma noção mais clara de que a UE é muito mais do que a livre-circulação de pessoas e do que a moeda única.

Os britânicos nunca foram europeístas convictos. Entraram para a então Comunidade Económica Europeia (CEE) em 1973 e dois anos depois já estavam a organizar um referendo acerca da permanência do país no então mercado comum. O único primeiro-ministro abertamente favorável à integração foi Tony Blair, no período entre 1997 e 2003, mas o alinhamento acrítico com George W. Bush na questão iraquiana levou-o à ruptura com franceses e alemães. A partir de 2008, a crise permite a expansão de várias ondas de cepticismo em relação à Europa. No caso do Reino Unido, irão fazer-se sentir também nos principais partidos. Os Trabalhistas, por um lado, abandonam a sua abertura a aprofundar a integração e a equacionar uma participação plena. Os Conservadores transformar-se-ão abertamente num partido eurocéptico.

O referendo de 2016 foi o corolário deste processo, motivado por uma necessidade de exibição de anti-europeísmo do então primeiro-ministro conservador. David Cameron pensou que poderia capitalizar duas posições contraditórias: manter o país na União Europeia e, em paralelo, organizar um referendo (em que seria aprovada a continuidade) para agradar os descontentes. Pelo meio, sonhou que iria obter melhores condições graças a um exercício de chantagem sobre as lideranças europeias em plena crise. Falhou estrepitosamente e, ao contrário do que alguma vez terá esperado, os britânicos votaram maioritariamente pela saída.

Leia o artigo completo no site do jornal ECO.

Photo by Ed Everett / CC BY 2.0

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Filipe Vasconcelos Romão

Associate Researcher at CEI-IUL. PhD in IR (Univ. Coimbra). Advanced Studies Diploma in International Politics and Conflict Resolution (Univ. Coimbra). Guest Professor at ISCTE-IUL. Professor at UAL. President of the Portugal - South Atlantic Commerce Chamber.

Leave a Reply