9 SET | Pensar África: Debater a Realidade do Continente Africano

Apresentação do livro “Orientações Culturais e Recursos de Poder: Relações Laborais em Maputo”

IMG_0266

Setembro de 2016 marcou o arranque da 2.ª edição do ciclo de seminários ‘Pensar África‘ no ISCTE-IUL. Esta edição começou com a apresentação do livro “Orientações Culturais e Recursos de Poder: Relações Laborais em Maputo” da autoria de João Feijó. Investigador Associado do CEI-IUL e Professor no Instituto Superior Monitor, em Maputo, João Feijó tem trabalhos publicados em áreas diversas, como as relações laborais e a representação da independência na comunicação social moçambicana.

A sessão contou ainda com a participação da investigadora Natacha Bruna e foi dinamizada pelo Prof. Paulo Granjo (ICS-UL). O evento teve lugar no dia 9 de setembro, no auditório Mário Murteira (Edifício Sedas Nunes, ISCTE-IUL).

IMG_0288

O ciclo de seminários ‘Pensar África’

O ciclo de seminários ‘Pensar África’ no ISCTE-IUL teve início em Dezembro de 2015. Dinamizado pelos alunos do doutoramento em Estudos Africanos, este ciclo de seminários nasceu da necessidade de um contacto mais próximo entre os estudantes mais recentes no programa e os seus colegas em fases mais avançadas da investigação. Este espaço tornou-se uma oportunidade para partilha de experiências ao longo das diferentes etapas de elaboração de uma tese de doutoramento. Tem sido ainda um espaço de partilha das dificuldades sentidas durante a investigação, e das estratégias de resolução adotadas. Também permitiu a divulgação do trabalho destes investigadores junto da comunidade académica do ISCTE-IUL e do público geral.

IMG_0269

Nas primeiras sete sessões foram apresentados temas tão diversos como a etnicidade e a construção da nação angolana, a malária em Moçambique e a crise das masculinidades gerada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação no Senegal. Foram apresentados trabalhos desenvolvidos nos doutoramentos em Estudos Africanos e Antropologia.

Um exemplo é a investigação de Pedro Neto sobre os refugiados angolanos entre a Zâmbia e Angola. No encerramento da 1ª edição dos seminários, o evento ampliou-se para além do ISCTE-IUL, com a contribuição de Gefra Fulane, investigadora do CEI-IUL e pesquisadora da Universidade Nova de Lisboa sobre HIV/SIDA e cancro do colo do útero em Moçambique.

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Rui Garrido

Research Assistant at CEI-IUL. Ph.D. Candidate in African Studies (ISCTE-IUL) researching State homophobia, Human Rights, and social movements in the Lusophone African space. Works for the Lusophone Observatorium for Human Rights (OLDHUM).

Leave a Reply