A Posição de Angola na Arquitectura de Paz e Segurança Africana: Análise da Função Estratégica das Forças Armadas Angolanas

O livro do investigador do CEI-IUL, Luís Bernardino, intitulado A Posição de Angola na Arquitectura de Paz e Segurança AfricanaAnálise da Função Estratégica das Forças Armadas Angolanas, foi alvo de uma recensão crítica por parte do General Miguel Júnior, publicada na Revista Militar. A obra analisa o papel das Forças Armadas Angolanas no domínio da segurança nacional e também no que respeita à segurança regional.

Eis um excerto:

“Esta obra, A Posição de Angola na Arquitectura de Paz e Segurança AfricanaAnálise da Função Estratégica das Forças Armadas Angolanas, é da autoria do Tenente-Coronel Luís Manuel Brás Bernardino, oficial do Exército Português, docente universitário e investigador. O autor publicou este trabalho em março de 2013 (Editora Almedina). Por isso, a obra está disponível, desde essa data, aos leitores da língua portuguesa. Entretanto, o autor decidiu publicar agora a presente obra em língua inglesa, com a chancela da Mercado de Letras Editores, na Sociedade de Geografia de Lisboa, sociedade científica, cuja missão, desde 1875, é auxiliar o estudo de matérias científicas e contribuir para o progresso das ciências geográficas e correlativas em Portugal.

Esta publicação em inglês é uma iniciativa louvável, na medida em que os leitores da língua de Shakespeare, e outros, terão assim a oportunidade de ler mais uma obra que retrata o percurso das Forças Armadas Angolanas, desde o momento da sua criação (1992). Além do mais, com esta publicação em inglês, os demais leitores vão perceber o ponto de vista deste académico português sobre o papel das Forças Armadas Angolanas no domínio da segurança nacional e no que respeita à segurança das regiões geográficas onde se encontra inserida a República de Angola.

Tecendo outras considerações sobre esta edição em língua inglesa, devemos salientar que ela difere, em certa medida, da versão em português, porque o autor excluiu a parte conceptual. Isto é, o aparelho epistemológico. De resto, esta parte constituiu o suporte teórico e a base de enquadramento da sua tese de doutoramento e ela consta da publicação em língua portuguesa. Esta parte condensa, nada mais nada menos do que os aspectos teóricos e conceptuais no âmbito da História, Estratégia, Ciência Política, Geopolítica, Geoestratégia, Diplomacia, Segurança, Desenvolvimento, Defesa e Relações Internacionais, associados ao fenómeno da guerra e à questão da paz nos contextos internacional, continental, regional e nacional”.

Leia a opinião completa aqui.

Photo by Rick Scavetta / CC BY 2.0

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Luís Bernardino

Researcher at CEI-IUL. PhD in Social Sciences, specilising in IR (UTL), Master in Strategy (UTL). Degree in Military Sciences (Infantry) (Military Academy). Lieutenant Colonel in the Infantry of the Portuguese Army. Member of the editorial board of Revista Militar and Editor of the Revista PROELIUM at the Military Academy. Research interests: security and defence in Africa.

Leave a Reply