Primeira Semana de Trump

Desistamos de tentar compreender Donald Trump à luz dos cânones tradicionais de análise política. O novo presidente dos Estados Unidos é absolutamente imprevisível e não parece controlável pelo sistema político ou pelo contexto internacional. Pelo menos por agora.

Depois de sete dias como líder da principal potência, Trump assinou uma resma de ordens executivas à velocidade a que lança tweets. Em menos de uma semana, começaram a ser desmontados programas da anterior administração e foram sabotadas décadas de política comercial.

Deveremos estar surpreendidos? Sim e não. O discurso de Donald Trump, sobretudo como candidato presidencial, sempre foi pautado pela utilização de frases simples, chocantes e desprovidas de conteúdo. No entanto, nada disto é novidade na política. Cada vez mais, as campanhas são feitas com recurso a mensagens curtas e passiveis de ser contraditas sem grandes danos com a chegada ao poder. Em Portugal, quem não se lembra de cartazes a prometer postos de trabalho aos milhares e descidas (ou não aumento) de impostos? Fruto das circunstâncias ou do carácter institucional do exercício do poder, a passagem do estado de candidato ao estado de eleito tende a atenuar o discurso exaltado e a levar a uma prática que cumpra com os mínimos exigíveis de urbanidade.

Ler texto completo no site da RTP.

Donald J. Trump, Inauguration Day. Photo by Navy Petty / Public domain.

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Filipe Vasconcelos Romão

Associate Researcher at CEI-IUL. PhD in IR (Univ. Coimbra). Advanced Studies Diploma in International Politics and Conflict Resolution (Univ. Coimbra). Guest Professor at ISCTE-IUL. Professor at UAL. President of the Portugal - South Atlantic Commerce Chamber.

Leave a Reply