Prisão de cartoonista prova que ainda há detenções políticas na Guiné Equatorial

A detenção de um cartoonista na Guiné Equatorial, há mais de um mês e sem uma acusação formal, é mais uma prova de que no país continuam a existirem prisões políticas, declarou hoje uma especialista.

“É claramente uma prisão política. É uma demonstração de força do regime do Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang, que continua a reprimir todas as vozes contrárias”, afirmou à Lusa Ana Lúcia Sá, investigadora do Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (CEI/ISCTE-IUL).

De acordo com a investigadora, “é uma prova de que continua a existir presos políticos na Guiné Equatorial, tal como em outros países que não são democráticos”.

O cartoonista equato-guineense Ramón Nsé Esono Ebalé foi preso a 16 de setembro e as autoridades da Guiné Equatorial ainda não apresentaram uma acusação formal contra o artista.

“Não tem a acusação formalizada, mas a investigação levada a cabo pelas autoridades seria, alegadamente, por branqueamento de capitais e falsificação”, sublinhou a investigadora, especialista em questões da Guiné Equatorial.

Segundo Ana Lúcia Sá, “essa suposta acusação é uma forma do regime tentar mostrar que está a prender uma pessoa sem motivos políticos, entretanto, a primeira pergunta que lhe fizeram depois de preso foi sobre o seu trabalho, sobre os seus ‘cartoons'”.

Leia a entrevista completa no site da RTP Notícias.

President Teodoro Obiang Nguema Mbasogo. Photo by Embassy of Equatorial Guinea / CC BY-ND 2.0

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Ana Lúcia Sá

Associate researcher at CEI-IUL. PhD in Sociology. Research interests: discourses of social scientists and other intellectuals from Central Africa about the representations of the continent, the cultural diversity, and the decolonization of knowledge; the concept of land in African contexts.

Leave a Reply