Que impacto tem a crise dos refugiados na Europa?

O impacto da crise dos refugiados na União Europeia foi um dos temas em destaque na conferência “Europe as a Global Actor”, esta semana no ISCTE-IUL.

Ali Ahmed é um refugiado iraquiano em Portugal e uma das caras que compõem a plateia, no auditório do ISCTE.

No último dia da conferência “Europe as a Global Act”, discutiu-se o papel das migrações na mudança da perceção de segurança na Europa.

Emellin de Oliveira, investigadora da Faculdade de Direito da Universidade Nova, diz que os migrantes estão a ser tratados como criminosos nas fronteiras europeias.

A investigadora afirma ainda que a criminalização dos migrantes constitui também uma maior despesa para os Estados, já que têm de custear o alojamento, alimentação e a eventual deportação dos detidos.

João Estevens, investigador do instituto de Relações Internacionais da Nova, defende que a globalização está a fechar os países sobre si mesmos. O investigador não tem dúvidas de que a única forma de união na Europa, por esta altura é através do medo.

A última oradora do painel, Tugce Kilic, investigadora da Universidade de Szeged, na Húngria, abordou a política externa de migração da Europa, nas colaborações com países vizinhos, e afirma que nem a União Europeia nem a Turquia estavam preparadas para o acordo que fizeram.

Oiça a reportagem e as declarações dos entrevistados no site da TSF.

Photo by Nicolas Vigier / Public domain

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-Iscte (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-Iscte aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply