As relações entre os Estados Unidos e Cuba: entrevista de Arturo Lopez-Levy

Arturo Lopez-Levy, cubano-americano professor na Universidade do Texas, esteve em Lisboa para uma conferência no ISCTE-IUL e falou ao DN sobre o futuro das relações entre os Estados Unidos e Cuba depois da vitória presidencial de Trump, mas acabou a atualizar por e-mail a entrevista por causa da morte de Fidel.

Como comenta a “brutal” reação de Donald Trump à morte de Fidel Castro? É provável uma diferente abordagem do futuro presidente a Cuba comparada com a de Barack Obama?

É um péssimo sinal, e em conjunto com os atos e nomeações do presidente eleito indica uma rejeição da aproximação a Cuba feita pelo presidente Obama. Trump nomeou Michael Flynn como seu conselheiro de Segurança Nacional. Este general diz que os Estados Unidos enfrentam uma “aliança global” em que empacotou juntos a Coreia do Norte, Cuba, Venezuela e o fundamentalismo islâmico. Este falso diagnóstico só distrai dos perigos reais e entorpece a cooperação com os aliados que não o partilham. A questão hoje é quão radical vai ser a mudança de rumo. Cuba não é uma prioridade para a política externa norte-americana, pelo que é possível que o dossiê da ilha fique sob a alçada das lógicas institucionais do Departamento de Estado. Essa não tem sido a prática histórica. Dado o vazio criado pela falta de atenção, frequentemente a racionalidade da política externa tem sido abandonada na relação bilateral com Cuba e intrometem–se os grupos de interesse e de pressão pró-embargo do Sul da Florida. Toda a reversão dos passos dados por Obama é possível, pois são ordens executivas que dependem da vontade do presidente em funções. Na prática, é difícil que Trump reverta a abertura de embaixadas ou volte a incluir Cuba na lista do Departamento de Estado de nações terroristas. Cuba não tem cadastro algum nessa área e a sua inclusão desacreditaria a própria lista como instrumento de política externa.

Ler entrevista na íntegra no Diário de Notícias.

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Luís Nuno Rodrigues

Director and researcher at CEI-IUL. Associate Professor at ISCTE-IUL. Editor of the Portuguese Journal of Social Science. Ph.D in American History (University of Wisconsin). Visiting professor at Brown University.

Leave a Reply