Seminário: “Política externa portuguesa e África: Dimensões contextuais e políticas”

O Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL organizou no passado dia 30 de outubro o seminário “Política Externa Portuguesa e África: Dimensões Contextuais e Políticas”. Estruturado em dois painéis, o evento visou debater dimensões centrais da política externa portuguesa contemporânea em relação à África Subsariana, com base na apresentação e discussão de comunicações por parte de investigadores do CEI-IUL e de outras universidades do país.

O primeiro painel, consagrado a dimensões contextuais do relacionamento Portugal-África, contou com duas comunicações. Uma primeira comunicação, por José Francisco Pavia da Universidade Lusíada, lidou com dinâmicas internas da política externa portuguesa e suas implicações para o relacionamento com África. Tal comunicação foi comentada por Carlos Gaspar, investigador da Universidade Nova de Lisboa. Uma segunda comunicação, por parte de Alexandra Magnólia Dias, da Universidade Nova de Lisboa, centrou-se na evolução do contexto africano e foi comentada por Ana Lúcia Sá, investigadora do CEI-IUL.

O segundo painel, focado em aspectos mais temáticos, contou igualmente com duas comunicações. Pedro Seabra, investigador do CEI-IUL e do GIGA (Hamburgo) tratou da dimensão diplomática do relacionamento de Portugal com África. Por sua vez, Luís Bernardino, oficial do exército português e investigador do CEI-IUL, focou-se em aspectos de segurança e defesa. Ambas as comunicações foram comentadas por Bruno Cardoso Reis, investigador do CEI-IUL, e por Carlos Gaspar (UNL).

Os dois painéis contaram igualmente com uma fase de debate aberto à audiência, que se revelou bastante participado. Entre a assistência estiveram numerosos investigadores e estudantes de diferentes universidades, bem como militares, consultores, e membros do público em geral. O evento também despertou interesse junto da comunicação social, tendo a organização concedido uma entrevista à RDP África com um balanço do seminário.

Enquadrado num projeto mais amplo que visa analisar grandes tendências da política externa portuguesa contemporânea face à África Subsariana, o seminário permitiu aprofundar uma discussão que irá ter continuidade em novos iniciativas. Assim, prevê-se para breve a organização de um novo seminário, desta vez consagrado a dimensões económicas e societais na relação Portugal-África. A expectativa é a de que os resultados destes debates venham a ser traduzidos em publicações num futuro próximo.

O seminário foi coordenado e moderado por António Raimundo, investigador do CEI-IUL, no quadro do projeto de pós-doutoramento que desenvolve com a Universidade do Minho (“Assessing the Europeanization of Portuguese foreign policy towards sub-Saharan Africa”), com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Photo by CEI-IUL / All rights reserved

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-Iscte (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-Iscte aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply