Seminário: Política Externa Portuguesa e África: Dimensões Económicas e Societais

O Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL organizou no passado dia 11 de dezembro o seminário “Política Externa Portuguesa e África: Dimensões Económicas e Societais”. O evento visou debater dimensões centrais da política externa portuguesa contemporânea em relação à África Subsariana, com base na apresentação e discussão de comunicações por parte de investigadores do CEI-IUL e de outras universidades do país.

O seminário arrancou com uma comunicação por parte de Luís Mah, do ISEG, centrada em aspectos económicos e de ajuda ao desenvolvimento. Uma segunda comunicação, por parte de Clara Carvalho, do CEI-IUL, centrou-se em questões sócio-culturais no relacionamento entre Portugal e África. Ambas as comunicações foram comentadas por Fernando Jorge Cardoso, investigador do CEI-IUL e do Instituto Marquês de Valle Flôr. O evento englobou ainda uma fase de debate aberto à audiência, composta por investigadores e estudantes, bem como consultores e membros do público em geral.

Enquadrado num projeto mais amplo que visa analisar grandes tendências da política externa portuguesa contemporânea face à África Subsariana, o seminário deu seguimento a outros eventos sobre o mesmo tema geral que decorreram nos últimos meses no ISCTE-IUL. Espera-se que os resultados destes eventos venham a ser traduzidos em publicações num futuro próximo.

O seminário foi coordenado e moderado por António Raimundo, investigador do CEI-IUL, no quadro do projeto de pós-doutoramento que desenvolve com a Universidade do Minho (“Assessing the Europeanization of Portuguese foreign policy towards sub-Saharan Africa”), com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

António Raimundo

Research Associate at CEI-IUL. Guest Assistant Professor of IR at ISCTE-IUL. Postdoctoral Researcher at CICP-UM (Univ. Minho), working on the Europeanization of Portuguese Foreign Policy towards sub-Saharan Africa.

Leave a Reply