A ‘tour’ de Trump

Trump é cada vez menos confiável para os aliados europeus, pois não promove nem negoceia nas áreas das quais depende boa parte da coesão europeia: os refugiados e as alterações climáticas.

Donald Trump fez a sua primeira grande incursão de política externa norte-americana. Esteve no Médio Oriente e na Europa, visitando os seus principais aliados e participando em duas reuniões da maior importância: a do G7 e a da NATO. Nestes dois grandes eventos internacionais desiludiu, fosse pelo seu comportamento, fosse pela falta de capacidade de negociação de compromissos.

Donald Trump e a sua corte familiar pareciam estar a participar num tour turístico, em que em cada momento se tenta escolher uma indumentária a rigor para marcar a performance desejada. Ensaia-se uma expressão e faz-se a devida comunicação do evento. Apesar de isto parecer politicamente irresponsável para o líder da maior potência mundial, é possível que este tour seja ainda pior do que se está agora a comentar. Pode, muito simplesmente, ter-se tratado da tournée de um artista que tem como objetivo manter o seu programa de entretenimento no seu país, onde é cada vez mais contestado. Cioso de audiências, não lhe importa a escalada de violência nem a corrida armamentista, porque isso criará emprego no país a que preside, nem que medidas para controlo das alterações climáticas sejam tomadas, porque a sua promessa foi manter os níveis de competitividade da indústria norte-americana.

Leia o artigo completo no site d’O Jornal Económico.

Protest in Brussels (Belgium), May 25, 2017. Photo by Miguel Discart / CC BY-SA 2.0

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Cátia Miriam Costa

Researcher at CEI-IUL. PhD in Literature (Univ. Évora). Master in African Studies (ISCSP-UTL). Undergraduate studies in International Relations (ISCSP-UTL). Research interests: intercultural relations, colonial and post-colonial studies, international communicaion, discourse analysis. Work experience: Think tanks and Economic and scientific diplomacy.

Leave a Reply